PESQUISADORES DECIFRAM MENSAGENS ESCRITAS EM TUMBA EM POMPEIA
As inscrições podem ajudar os especialistas a calcular o número aproximado de pessoas que viveram na cidade, além de informar mais sobre os habitantes do local
ISABELA BARREIROS PUBLICADO EM 02/10/2019
Pesquisadores encontraram, em 2017, uma tumba que, em suas paredes, continha inúmeras mensagens. Agora, um grupo de cientistas conseguiu descobrir o que estava escrito na sepultura.
De acordo com Massimo Osanna, diretor geral do Parque Arqueológico de Pompeia, uma parte da inscrição narra um banquete organizado por um homem rico, provavelmente a quem a tumba pertencia. A festa foi servida “em 456 sofás de três lados, de modo que em cada sofá 15 pessoas pudessem se reclinar”.
Esses dados podem ajudar a calcular o número de pessoas que vivam na cidade de Pompeia naquela época. Osanna analisa que todos os participantes do evento provavelmente eram “homens adultos com direitos políticos”. Eles seriam 27 a 30% da população. Fazendo as contas, os especialistas acreditam que o número de habitantes era cerca de 30 mil.
Não foi possível afirmar com certeza a identidade do homem — seu nome estava gravado no pedaço da parede que foi destruída. Ainda assim, as especulações dos estudiosos são que ele possa ter sido Gnaeus Alleius Nigidius Maius, uma pessoa que viveu por volta de 59 d.C.
Nenhum comentário:
Postar um comentário