terça-feira, 7 de maio de 2019

Egito, país da África.


Bandeira do Egito. 

O Egito é um país da África. 
A origem provável do Egito ser povoado, pode ser por volta de 3.200 a.C.. 

Em 3.000 a.C., o Egito foi dividido em Sul (Alto Egito) do Deus Seth e o Norte (Baixo Egito) do Deus Hórus. O Rei Escorpião do Sul do alto Egito anexou o Norte. O sucessor do Norte, O Rei Narmer unificou o Egito. Narmer ou Menés, se tornou o senhor dos Egitos e trouxe a Capital para This (Abido). Depois a Capital vai ser em Mênfis, perto de Heliópolis, cidade santa. O rei vai ser coroado 2 vezes como Rei do Norte e Rei do Sul. O túmulo de Narmer está em Jeracompolis. União da Coroa Vermelha do Delta com  Mitra Branca do Sul. 



Em 2.800 a.C., o Rei Khasekhemui, reprime revoltas. Os senhores locais são substituídos por governadores e estes são submetidos a um Chanceler Grão Vizir. Criam impostos e honras a nobreza. O comércio se desenvolve com a Fenícia (Líbano) e a Mesopotâmia (Iraque). Os escribas transcrevem sobre o couro e sobre o papiro. O túmulo mais antigo é do Rei Aha, do início do 3º milênio. Em 2.800 a.C, ainda, o filho Zoser do Rei Khasekhemui, teve como 1º ministro Imhotep, grande sacerdote de Heliópolis, grande gênio e autor de tratados de medicina, astronomia e observação de astros e movimentos do sol. Ele dividiu o dia e a noite em 12 horas. Obturavam cáries dentárias e sustentavam dentes com fios de ouro. Tinham noções de anatomia. Imhotep, também era arquiteto e construiu o monumento de Zoser em Saqqarah, uma pirâmide de 60 metros de altura. 



O próximo faraó foi Snefru da IV dinastia e seu domínio foi de 2.720 a 2.560 a.C., somando 160 anos. Foi um bom rei. Foi pai de Quéops (odiado e tirano). Quéops oprimia o povo com elevados impostos e prostituiu a filha em troca de recursos monetários. Nomeou membros do clero e deu os cargos mais altos para familiares. Foi pai de Quefrem. Miquerinos é o sucessor e morreu em 2.609 a.C.. Ocorreu uma crise política e religiosa. Sucede o Shepseskaf e abandona as pirâmides. Inicia o uso de sarcófagos para os túmulos. Há uma reação contra o clero. Formaram um exército com camponeses núbios e líbios. 

Mauefer se torna o faraó da V dinastia. Ti também vai ser faraó da V dinastia. O cavalo será introduzido na cultura depois da invasão dos hicsos. Pta Hotep, vizir da V dinastia deixou um manual do bem viver. 

Pepi II, teve um reinado longo, de 94 anos. Os vizires tomaram conta do poder. Os príncipes de Tebas tentaram pouco a pouco se impor. Antef, o grande, e seus sucessores (2.220 a 2.050 a.C.) na X dinastia. Em 2.050 a.C., a Capital foi Tebas. 

Mentuhotpe XI dinastia, período do médio império, foram 7 faraós com nomes de Amenemhet ou Sesostri se dedicaram a restaurar a disciplina. Em 2.000 a.C., ocorre o imperialismo dos Ramsés. Sesostri I aterroriza os kuch da Núbia. Sesostri III puniu os miseráveis do Retenu da Palestina. Amenemhet IV, ataca o império asiático até cair. Mentuhotepe manda fazer tumas nas rochas. Amom de Tebas é proclamado como justo e rei dos reis. Entre 2.000 e 1.800 a.C., Amenemhet I é vítima de uma conspiração. Há relatos que ele cuidava de subordinados. Em 1.785 a.C., a XIII dinastia transferiu a Capital para Tani. Queriam vigiar as fronteiras.

Em 1.750 a.C., os hicsos invadem e dominam o Egito, por causa da abundância fértil do solo e do Nilo. Ocorre a devastação do Irã pelos bandos arianos. A Babilônia é invadida pelos cassitas. Os hebreus se instalam as margens do Rio Nilo. Várias tribos foram para lá e se misturaram. Por isso a população africana tem raças brancas, corpos troncudos, barba espessa, nariz reto e cabelos negros. Os mediterrâneos, chamados de camíticos, da família dos bérberes e dos semitas que formaram os egípcios. 

Menetene foi um sacerdote do séc. III a.C., que o faraó da época pediu que escrevesse a história do país, dividida em dinastias. 

Na religião tem Nur, o caos, que é a origem. O espírito é o ká, que sobrevive mesmo que o corpo se vá. O espírito Atum surge na Terra e emerge das águas. O sol é Rá. O ar é Shu. O fogo é Tefnet. A Terra é o Geb. O céu é a Deusa Nut. O deus do bem é Osíris da vida e da fecundidade. O deus de Tebas é Annone. Maat é deus da justiça. O deus do mal é Seth. Osíris preside o Tribunal que julga as almas. O deus Thoth pesa as almas. O paraíso é chamado de Campos de Bambu ou Campos de Lalu. Os gregos vão transformar estes campos em Campos Elísios. Hathor  é o deus com orelhas ou chifres de vaca. Amom tem cabeça de ovelha. Hórus tem cabeça de falcão. Anubi, ou Anúbis tem cabeça de chacal. Bastet é a deusa gata. Apis é o deus boi. Os crocodilos de Tebas faziam o favor de devorar homens. Bes, o anão, foi escoltado por leões e símios. O escaravelho é o símbolo e um talismã. Nas procissões levavam as estátuas de barco para cruzar o Rio Nilo.

Napoleão Bonaparte esteve lá em 1799 e revelou a história esquecida junto com o Barão Vivant Denon. Eles descobriram muitas relíquias, inclusive a Pedra de Roseta, de Alexandria. Na pedra estão escritas informações em 3 idiomas: hieroglífica (sagrada), demótica (uso comum) e grego. Jean François Champollion decifrou os hieroglifos em 10 anos, de 1822 a 1832.     

Hoje é chamado de República Árabe do Egito. O Rio Nilo é um dos rios mais importantes da África. Faz limite com o Mar Vermelho. Também está limitado a Faixa de Gaza, local conturbado por causa das presentes disputas. A Capital é o Cairo. O Presidente atual é Abdel Faltah. Sua alimentação é rica em grãos, como fava, grão de bico e lentilha. Algumas mulheres usam burcas, nas cidades afastadas da capital. O Egito é o país mais liberal dentre os países árabes. É República desde 18/06/1953. Faz fronteira com Israel, Sudão e a Líbia. a religião é o islamismo. O idioma é o árabe e o egípcio. Os pontos turísticos são as pirâmides a esfinge no complexo de Gizé; o templo de Luxor na cidade de Luxor; Abu Sibel complexo arqueológico que fica a 300 km, etc. O calendário antigo era parecido com o nosso marcando 12 meses, 30 dias e mias 5 que eram os aniversários dos deuses: Osíris, Hórus, Ísis, Néptis e Seth. Divididos em 3 estações: o tempo da inundação, tempo da semeadura e o tempo da colheita.        

Boa pesquisa.

nossa fonte: pordentrodaafrica.com, bandeirasnacionais, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário