Uma série de tempestades que atingiu a região de East Sussex, na Inglaterra, acabou revelando um tesouro arqueológico. Após a erosão causada pelas chuvas e ventos fortes, foram descobertas 85 pegadas de dinossauros. Estima-se que os animais pré-históricos tenham deixado suas marcas por lá há cerca de 100 milhões de anos.
De acordo com especialistas, pegadas de ao menos sete espécies diferentes de dinossauros foram encontradas no local. Entre elas, estão herbívoros, como os iguanodontes, e carnívoros, como os terópodes. É a coleção mais detalhada do período cretáceo já encontrada na Grã-Bretanha.
O que mais impressionou os arqueólogos foi o grau de detalhamento preservado nas pegadas. "Você consegue ver claramente a textura da pele e das escamas, bem como as marcas das garras de quatro dedos, que são muito raras", disse Anthony Shillito, doutorando na Universidade de Cambridge. A descoberta irá ajudar a entender como esses animais viviam e interagiam com o ambiente.
Acredita-se que a área onde as pegadas foram encontradas ficava próxima a uma fonte de água durante o período cretáceo. No local também foram achados plantas e invertebrados fossilizados. Como parte de sua pesquisa, Shillito estuda se os dinossauros afetaram o curso de rios. Hoje em dia, animais grandes (como hipopótamos) podem criar pequenos canais, desviando o curso fluvial. O cientista acredita que as criaturas pré-históricas também podem ter provocado efeito parecido.
Fonte: Universidade de Cambridge
Imagem: Anthony Shillito/Universidade de Cambridge/Reprodução
nossa fonte: https://seuhistory.com/noticias/tempestades-revelam-85-pegadas-de-dinossauros-na-inglaterra
Nenhum comentário:
Postar um comentário