quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Machu Picchu - Peru

Para ir a Machu Picchu é necessário pegar um trem em Ollantaytambo para águas Calientes. Usei a companhia de trem da Perurail. Foi ótimo, embora fosse a noite, não deu pra ver a paisagem, mas a volta será de dia e poderemos ver, pois o trem tem um teto de vidro.

Chegada de trem da Perurail a Águas Calientes no Pueblo de Machu Picchu.

A estação de trem era bem perto do nosso hotel e já tinha uma pessoa nos esperando. Apenas subimos a rua ao lado de uma feira artesanal.

Dobrando a segunda rua a direita estava a rua do nosso hotel.

Ficamos no Hotel Illary Inn escolhido pela nossa agente de viagens lá de Cuzco, a Sra Liliana da Agência Tari Tur. (recomendamos).

Fomos muito bem recebidos e instalados.

Na porta do nosso hotel, já dava para ver a estação de trem.

Subindo a nossa rua, fizemos um breve passeio pelo Pueblo Machu Picchu para conhecer.

Estátua do Inca Roca - 6º governador de Cuzco.

Como em todos os lugares, aqui também tem uma ponte onde as pessoas penduram cadeados. (eu não fiz isso).

Alguns locais para comer.

Complexo Cultural de Machu Picchu.

Um calçadão com comidinhas (hamburguesas, sanduíches, ceviches, etc).

Biblioteca Pedro Quijada.

Restaurante onde jantamos.

Pedimos um menu (refeição normal dos moradores). A entrada era um abacate com maionese, legumes (ervilhas, cenoura e batata) e queijo. Eu adorei!!!

O suco que acompanhava era chamado de limonada, mas era suco de abacaxi (pra nós limonada é de limão), mas estava ótimo também.

O prato principal era batatas fritas, arroz, bife de frango ou peixe empanado e salada de tomate com cebola e coentro. Também estava ótimo.

Depois tínhamos que dormir porque nosso passeio para Machu Picchu era as 5 da manhã e precisávamos descansar. Então vi essa placa e descobri que o nosso hotel ficava num local seguro de abalos sísmicos, mas a cidade sofria terremotos de vez em quando. Então se acontecesse, precisávamos prestar a atenção nas placas pela cidade, pois tinham zonas seguras e outras não, inclusive rotas para a fuga se algo acontecesse.

Igreja do centrinho de Machu Picchu.

Centrinho de Machu Picchu.

Centrinho de Machu Picchu. Placa verde sinalizando a rota para a fuga em caso de abalos sísmicos (terremotos).

Loja da i Peru, onde dão todas as informações necessárias em qualquer idioma. Ótimo atendimento. Em todas as cidades tem essa loja.

Passagem de ônibus para Machu Picchu.
Tu entra numa fila (por ordem de chegada) para todos que vão a Machu Picchu e os agentes conferem as passagens, entradas para o parque e documentos de identidade ou passaporte. Se não tiver tudo ali, nem embarca. É muito controlado e organizado.

Fila de espera e conferência de passagens, entrada para o parque e documentos.

A agente carimba a tua entrada no parque e te coloca num ônibus para Machu Picchu.

Área perigosa para abalos sísmicos em Machu Picchu.

Ônibus para Machu Picchu.

O caminho de ônibus demora em torno de uma hora só subindo montanha. Para mim foi complicado olhar pela janela que estávamos subindo um penhasco na beirinha, mas tudo bem, olhei pro lado e não tirei fotos.

O caminho também pode ser feito a pé mas é longo, íngreme e demorado.

Chegada ao parque de Machu Picchu.

Ali na direita da foto tem um telhadinho com uma mesinha em baixo. Tu vai ali e carimba o teu passaporte com o carimbo de Machu Picchu. Vai ter uma mulher "esperta" te oferecendo para carimbar pra ti e depois vai pedir uns trocados. Não deixa ela pegar o teu passaporte!!! Fica esperto e faz o teu carimbo sozinho no tempo que tu quiser.

Última chance de ir ao banheiro, pois lá dentro não tem nada e nem pode. O banheiro custou $2 soles, em torno de R$2,50 reais.

Bilheteria de Machu Picchu. Aqui não se vende a entrada. Tu tem que vir com tudo pronto. Eles só vão conferir os documentos e carimbar. Apresenta a entrada no parque e o passaporte (todas as pessoas estrangeiras) ou identidade (se for peruano).

Na primeira parte tu ouve as regras de Machu Picchu para ter um bom passeio. (Não pode alimentos, não tem banheiro, não tem sinal de telefone, cuidar com locais perigosos, etc.) Básico de uma boa educação e comportamento com um patrimônio histórico da humanidade.

O caminho só tem um sentido de ir para frente, nunca voltam para o mesmo lugar, ou retornam para trás, então vai com calma e tira muitas fotos, se tiver nuvens ou chuva espera um pouco e continua, pois o teu ingresso vale pra ficar o dia todo se tu quiser.

Nosso guia foi o Sr. Miguel.
Um querido e atencioso guia.
Nosso agradecimento a ele.

Ai tu chega para tirar aquela foto tradicional de Machu Picchu e tá cheio de nuvens!!!! Calma que o vento leva e trás outras, então presta a atenção e quando der (saca las fuetos). Se tiver demorando, vai pra outro ponto que também dá pra ver a mesma paisagem e tira as tuas fotos boas.

Meu dia estava bem enuveado, fiquei até preocupada e chateada, mas fiquei esperando o momento certo. Depois de 50 fotos, salvei uma, kkkkkkk (risos).

E o tempo fecha de novo como num passe de mágica e chove. Porque eu fui no pior mês e época para ir, mas valeu a pena igual.

A mudança de tempo é tão rápida que impressiona.

Logo as nuvens vão embora de novo. O tempo é muito instável lá em janeiro.

Abaixo a foto num livro do guia explicando como Machu Picchu foi encontrada por Harry Bingham, coberta pela natureza.

Abaixo uma foto no livro do guia mostrando uma recostrução por computador de como seria a Cidade Perdida de Machu Picchu.

Como era e como está.

Entrada para a Montanha de Waynapicchu.

Plantas com plaquinhas identificando o nome e a espécie.

Machu Picchu.

Alpacas que vivem em Machu Picchu.

A instabilidade do tempo é impressionante, uma hora está lindo e noutra hora fecha o tempo.

Abaixo a trilha para a caminhada pelo mato até a Montanha de Machu Picchu. Para ir precisa outro ingresso e acompanhamento de guia de caminhada. É para quem gosta de trilhas, porque são 4 horas de caminhada em subida íngreme por dentro da mata.

Este é o caminho de saída do parque de Machu Picchu e a chegada ao banheiro mais próximo!!!

Para ir embora, pega o ônibus de descida na estação que tem em frente do parque de Machu Picchu.

Em direção ao Pueblo de Machu Picchu.

Pueblo de Machu Picchu a frente.

Ponte para o trem.

O ônibus nos deixa no mesmo local onde nos pega.

Dali, saímos para andar pelo Pueblo, pois ainda tínhamos tempo até a hora do trem de volta para Ollantaytambo.

Pueblo de Machu Picchu.

Foto de um cardápio com a especialidade deles. Cuy (porquinho da Índia como conhecemos), assado ou frito (não tive coragem de provar).

Mercado Central de Abastecimento do Pueblo de Machu Picchu.

Achei essa fruta diferente, pois no nosso país não temos esta variedade. Me disseram que era tipo melão.

Acima o cuy assado. Garçom nos mostrou, mas não consegui provar.

Pueblo de Machu Picchu.

Pachacutec (o que muda a terra), 1408-1471, mais importante governante cusqueño e fundador do Império Inca.

Inca Yupanqui, 1441-1493, filho do Pachacutec.

Manco Pacac, fundador real, primeiro governante de Cuzco, fundador do Império Inca, não tem definida a data de nascimento, mas foi no séc. XIII e sua morte foi em 1230.

Capac Yupanqui, 1300-1350, foi um governante aguerrido, honrado, generoso e libertador, de acordo com as lendas, mas morreu envenenado.

Yahuar Huaca, 1380-1400, foi sequestrado quando pequeno, viveu entre inimigos, quando libertado, governou pouco tempo.

Passagem de trem de Machu Picchu para Ollantaytambo.

Cervejas cusqueñas. $ 8 soles cada.

Drink clássico deles: Pisco Sur.
Cortesia antes das refeições.

Para acompanhar a refeição uma limonada (para nós: suco de abacaxi).

Almoço: quinoa com curry, batatas assadas e carne de alpaca com molho de queijo.
(uma delícia)

Estação de trem de Machu Picchu.

Conferência de documentos.

Recepção e conferência de documentos.

Viagem de volta para Ollantaytambo.

Vista do trem de dia.

Vista do trem passando por dentro de um túnel das montanhas.

Saída de Machu Picchu e volta para Ollantaytambo.

Estação Ollantaytambo.

Imagens de arquivo pessoal feitas em 31/01/19.

Boa pesquisa e bom passeio.

Lugares Sagrados - Machu Picchu – Peru.