O Imperador Dom Pedro II sempre manteve boas relações com a Alemanha. Era amigo do Industrialista Alfred Krupp, do Maestro Richard Wagner, e do Kaiser Guilherme I, o Monarca da Unificação daquele país. Sua filha, a Princesa Imperial Leopoldina era casada com o príncipe Alemão Dom Luís Augusto, o Duque de Saxe.
Outro fator que estimulava o interesse de D. Pedro II pela Alemanha era a crescente imigração proveniente daquele país, de instrução superior a maioria dos outros europeus o Imperador do Brasil via presença dos alemães no Brasil como o motor da introdução de novas técnicas agrárias e o desenvolvimento da Economia.
Pedro II esteve cinco vezes na Alemanha, a primeira em 1871 logo após a morte de sua filha Leopoldina, em 1876, em 1887 e já exilado e viúvo em 1890 e 1891, buscando tratamento para sua Diabetes em Baden Baden.
Em 1871 um jornalista berlinense descreveu a primeira visita do Imperador Brasileiro a capital alemã: "Durante toda a sua relativamente curta estadia, comprovou o imperador Dom Pedro um extraordinário interesse pelos nossos institutos científicos, artísticos e beneficentes, manifestando, ao visitá-los, espantosos conhecimentos" fonte: Dom Pedro II na Alemanha: uma amizade tradicional. Dom Carlos Tasso de Saxe-coburgo e Bragança
Boa pesquisa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário