quinta-feira, 3 de setembro de 1992

Palazzo di Giustizia, Palácio da Justiça (Supremo Tribunal de Cassação), em Roma.


Palazzo di Giustizia (Supremo Tribunal de Cassação), Roma, Itália.
O Palácio da Justiça (construído a partir de um projeto do arquiteto Guglielmo Calderini entre 1888 e 1910) é considerado um dos maiores projetos urbanos de Roma e foi inaugurado em 11 de janeiro de 1911. O grande edifício (170x155 m), externamente todo em travertino, é inspirado em vários motivos barrocos do século XVI As dimensões, em particular, expressam o projeto do Ministro Keeper Zanardelli de criar um “Monumento de severa beleza, que, nas pegadas dos mais imitáveis ​​modelos do século XVI, unisse a dignidade e elegância com a marca daquela majestade e daquela força que são os atributos essenciais da lei e do direito " (extraído do discurso ao lançar a primeira pedra do projeto em 14 de março de 1888). A fachada principal, com vista para o Tibre, é adornada com colossais estátuas de juristas, obras de Ubaldo Pizzichelli, Silvio Sbricoli, Mauro Benini, Arturo Dazzi, Luigi De Luca, Augusto Rivalta, Ernesto Biondi, Emilio Gallori, e é coroada por uma quadriga de bronze de Ettore Ximenes ( colocado em 1926), referência explícita ao Altar da Pátria. O grande portal central é encimado pelo grupo da Justiça entre a Força e o Direito, obra de Enrico Quattrini e ladeado pelas estátuas alusivas à Fama, obra de Eugenio Maccagnani. No topo da fachada posterior da Piazza Cavour, o “Palazzo” exibe o brasão da família Savoy de Paolo Bartolini. O pátio de honra (cerca de 50x50 m), com arcos, possui uma parte dianteira precedida por escadas onde se encontram outras estátuas de Giureconsulti, obras de Benini e Michele Tripisciano; ao centro, a estátua da Lei de Quattrini. O salão de honra é decorado com os afrescos sobre a história do direito romano de Cesare Maccari e seu aluno Paride Pascucci. As referências simbólicas e alegóricas das pinturas e frisos são intensas.
Atualmente, o Palácio da Justiça alberga, juntamente com o Supremo Tribunal de Cassação e a Biblioteca Jurídica Pública.






O enorme edifício é popularmente chamado, em italiano, de Il Palazzaccio ("O Palácio Ruim" ou "O Mau Palácio").
Desde o início da construção vários aspectos foram questionados como sua grandiosidade, problemas estruturais e principalmente o valor que foi pago pela obra.


A construção foi iniciada em 14 de março de 1889 e terminada em 11 de janeiro de 1911.
Foi planejado que o custo de construção seria de 9 milhões de liras italianas e que estaria pronto em 4 anos. Acabou custando mais de 40 milhões de liras italianas e demorou 22 anos para terminar .





O enorme edifício é popularmente chamado, em italiano, de Il Palazzaccio ("O Palácio Ruim" ou "O Mau Palácio").
Desde o início da construção vários aspectos foram questionados como sua grandiosidade, problemas estruturais e principalmente o valor que foi pago pela obra.



































fonte: histriaarquiteturaearteclassica.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário