quinta-feira, 24 de setembro de 1992

Civilização Yuezhi, povos nômades que governaram a Báctria.

 Civilização Yuezhi: Antigos povos nômades que governaram a Bactria

A primeira menção da civilização Yuezhi pode ser encontrada em antigas fontes chinesas do século 2 aC

Eles são descritos como nômades que vivem na parte ocidental da província de Gansu, no noroeste da China. Conhecido por um nome chinês (“Comedores de Carne”, uma denominação chinesa), o Yuezhi era uma das numerosas tribos nômades iranianas ou arianas.

A missão chinesa de Zhang Qian ao Yuezhi em 126 aC, cavernas de Mogao, pintura mural de 618–712 dC

Acredita-se que os yuezhi – mencionados pela primeira vez em fontes chinesas antigas no início do século II aC, falaram uma língua relacionada ao tochariano, da família indo-européia, e eram etnicamente caucasóides.

Antes de serem expulsos pelos Xiongnu, um povo poderoso do norte da China, os Yuezhi dominaram as estepes do norte, ainda em busca de novos territórios. Finalmente, eles se mudaram para o oeste em Sogdiana e Bactria, onde puseram fim ao domínio grego em ambas as regiões.

A antiga Bactria estava localizada entre a cordilheira Hindu Kush e o rio Amu Darya, cobrindo a região plana que hoje reconhecemos como o Afeganistão e o Tajiquistão dos dias de hoje. Bactria foi o berço do zoroastrismo e, mais tarde, também hospedou o budismo antes de se tornar muçulmano.

Busto de um homem, encontrado em Khalchayan, um importante sítio do povo Yuezhi (mais tarde Kushan), em Bactria (atual província de Surxondaryo, Uzbequistão). Argila pintada. Crédito de imagem na Wikipedia

Os Yuezhi se envolveram em muitos conflitos. Eles lutaram os Tocharians, citas , e até mesmo o Império Han na Ásia Central.

Quando os Yuezhi entraram em Báctria, eles derrotaram o reino Greco-Bactriano , forçando-os a se reagrupar na Índia. Eles também deslocaram um povo chamado Saka, que respondeu invadindo porções do Império Parta.

Possível rei Yuezhi e assistentes, paleta de pedras Gandhara, século I dC.

As tribos de citas e Saka eventualmente se estabeleceram em todo o Afeganistão.

Com o tempo, os Yuezhi consolidaram e estabeleceram uma economia agrícola. Uma nova dinastia, conhecida como Kushan, foi posteriormente fundada por um dos cinco chefes entre os quais Bactria foi dividida. O reino Kushan era poderoso e estendeu seu poder e seus territórios ao sul, ao leste na Índia e ao norte na Ásia Central.

Os Kushans conseguiram sobreviver por três séculos, até que forças da Pérsia, Paquistão e Índia reconquistaram seus antigos territórios. Em conseqüência, o poder do Reino Kushan diminuiu.

Os missionários do Grande Yuezhi desempenharam um papel importante na divulgação e promoção do budismo na China. A disseminação da cultura indiana nos territórios da Ásia Central, alcançando as fronteiras da China, provavelmente resultou da influência Kushan.

fonte : ancientpages

Tradução : Fatos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário