quarta-feira, 10 de junho de 1992

Cidade Forte de Palmanova na Itália.





A cidade Forte de Palmanova é uma cidade e comuna italiana no nordeste da Itália .
A cidade é um exemplo de Forte em formato de Estrela do final da Renascença , construído pela República de Veneza em 1593.
Localizada na parte sudeste da região autônoma de Friuli-Venezia Giulia , fica a 20 quilômetros de Udine , a 28 quilômetros de Gorizia e a 55 quilômetros de Trieste.
Em 7 de outubro de 1593, o superintendente da República de Veneza fundou um novo tipo revolucionário de assentamento: Palmanova.
A data de fundação da cidade comemorava a vitória das forças cristãs (fornecidas principalmente pelos estados italianos e pelo reino espanhol ) sobre os turcos otomanos na Batalha de Lepanto em 1571, durante a Guerra de Chipre .
Usando todas as últimas inovações militares do século 16, esta pequena cidade era uma fortaleza em forma de estrela de nove pontas, projetada por Vincenzo Scamozzi.
Entre as pontas da estrela, as muralhas se projetavam para que as pontas pudessem se defender.
Um fosso cercava a cidade, e três grandes portões guardados permitiam a entrada.
A construção do primeiro círculo, com uma circunferência total de 7 quilômetros, levou 30 anos.
Marcantonio Barbaro chefiou um grupo de nobres venezianos encarregados da construção da cidade, e Giulio Savorgnan atuou como conselheiro.
Uma segunda fase de construção ocorreu entre 1658 e 1690, e a linha externa de fortificações foi concluída entre 1806 e 1813 sob o domínio napoleônico .
Em 1815, a cidade ficou sob o domínio austríaco até 1866, quando foi anexada à Itália junto com o Vêneto e o Friuli ocidental .
Até 1918, foi uma das cidades mais orientais ao longo da fronteira ítalo-austro-húngara e durante a primeira guerra mundial a cidade funcionou como uma zona militar, hospedando até um hospital para o exército real.
Palmanova é uma cidade concêntrica em forma de estrela, com três circulares de nove lados que se cruzam nas principais ruas radiais militares.
Na verdade, é considerada um forte, ou cidadela , porque o arquiteto militar Giulio Savorgnan a projetou para ser uma estação militar veneziana na fronteira oriental como proteção do Império Otomano.
A forma circular de Palmanova foi muito influenciada pelo fato de que precisava ser um forte.
Na época de sua construção, muitos outros teóricos urbanos, acharam que outros projetos de design seriam a melhor opção, mas para fornecer a proteção que os arquitetos militares desejavam foi escolhido o que se encontra até os dias atuais.
A última foto é um mapa de 1593.
Publicação de Edu Teixeira.
Boa pesquisa.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário