terça-feira, 30 de julho de 1991

O Filho de Nariokotome, um Homo Ergaster.


Apresento-lhe o filho de Nariokotome ou, se preferir, KNM-WT 15000, estamos falando de uma espécie humana que habitou as regiões africanas durante o Pleistoceno Médio. É sobre o Homo ergaster, que viveu há aproximadamente 1,6 milhão de anos, ancestral do Homo Erectus e é descendente do Homo hablis. Este espécime é o esqueleto humano primitivo mais completo encontrado até hoje. Foi descoberto em 1984 por Kamoya Kimeu na margem do rio Nariokotome, perto do Lago Turkana no Quênia.

As estimativas da idade do espécime no momento da morte variam de 7 a 11 anos. e embora o espécime seja amplamente considerado masculino devido ao formato da pelve, em última análise seu gênero permanece indeterminado devido à sua idade pré-púbere. "

Era um ser humano curioso, fisicamente semelhante aos humanos modernos, exceto pelo crânio, no qual o cérebro deu um salto significativo para quase 900 cc, ou seja, pouco menos da metade do nosso.
Foi negado que eles tivessem a habilidade de falar, a morfologia de seus cérebros revela que eles poderiam ter pensamentos abstratos muito limitados. Por exemplo, eles poderiam reconhecer a qual animal uma determinada pegada pertence, mas não poderiam se imaginar já caçando aquele animal.
Quando ele morreu, ele tinha 1,60 metros de altura. Não que ele fosse um menino especialmente alto para sua idade, mas que já havia crescido tudo o que precisava para crescer. Ergaster completou seu crescimento muito rapidamente e raramente era tão alto.

O esqueleto do KNM-WT 15000 tem características (como testa baixa inclinada, sobrancelhas bem marcadas e ausência de queixo) não encontradas no Homo sapiens. Os braços e pernas são ligeiramente mais longos, indicando bipedalismo eficaz. O nariz se projeta como o dos humanos, em vez do nariz achatado e aberto visto nos macacos. Os pelos do corpo também podem ter sido mais finos (provavelmente estavam quase nus) e possivelmente com aumento das glândulas sudoríparas para acelerar o resfriamento do corpo. Além disso, a pele era provavelmente muito mais escura com melanina abundante, pois era necessária para lidar com os raios diretos do sol tropical na savana africana.

A causa de sua morte foi muito comum durante o Pleistoceno, e um igualmente famoso Homo heidelbergensis, Miguelón (AT 700 ou Crânio 5 de Atapuerca) morreu da mesma coisa: uma infecção em um dente que causa septicemia.
De qualquer forma, olhando as estatísticas de mortalidade de Ergaster, nosso amigo já havia sobrevivido por mais da metade de sua vida. Eles raramente tinham mais de 20 anos.

O período Olduvayan (ou indústria do modo 1, estima-se que apareceu na África Oriental há 2.500.000 anos. A tecnologia acheuliana se espalhou pela primeira vez pelo Vale do Rift e pela África Oriental, como evidenciado, por exemplo, por descobertas na Camada II do depósito Olduvai na Tanzânia e na região do Konso, no sul da Etiópia, datando de aproximadamente 1.500.000 anos, é caracterizada por bifaces, divisores (bifaces que foram golpeados obliquamente) e por uma elaboração mais complexa, seu primeiro uso é atribuído ao Homo ergaster.

https://www.univerzoocuantico.com/.../revelando-los

 

Argentinossauro.


Perna de um Argentinossauro, um gênero de dinossauro saurópode primeiro descoberto pelo paleontólogo Guillermo Heredia, na Argentina. Herbívoro, viveu no fim do período Cretáceo (60-66 milhões de anos atrás). Quando adulto, alcançava um comprimento em torno de 35 metros, uma altura em torno de 20 metros e chegava a atingir uma massa corporal de 90 toneladas.


fonte: facebook.



 

segunda-feira, 29 de julho de 1991

Nalut na Líbia.


Nalut, Líbia O nome Nalut é pronunciado pelos berberes locais pois Lalut ou Lalout podem estar relacionados com o local Tala nas proximidades: Nalut um dos mais interessantes assentamentos berberes da Montanha Nafousa.

é um dos distritos da Líbia . Sua capital é a cidade de Nalut . A segunda cidade mais notável é Ghadames . A norte e oeste, o distrito de Nalut faz fronteira com a Tunísia ( Governatoratos de Medenine e Tataouine ) e com a Argélia . Internamente, faz fronteira com Nuqat al Khams - nordeste, Jabal al Gharbi no leste e Wadi al Shatiino sul. Em 2007, o distrito de Nalut foi ampliado para incluir o distrito de Ghadames , enquanto a parte oriental da antiga Nalut foi transferida para Jabal al Gharbi .

De acordo com o censo de 2012, a população total da região era de 157.747 e o tamanho médio da casa no país era de 6,9. Havia no total 22.713 famílias no distrito, com 20.907 famílias líbias. A densidade populacional do distrito era de 1,86 pessoas por km2.


fonte: wikipedia.


O nome Nalut também é pronunciado pelos berberes locais como Lalut ou Lalout , que pode estar relacionado ao local próximo de Tala: a deusa berbere da primavera, que é freqüentemente mencionada em conjunto com o título Nana, como em Nana Tala, na vizinha Jado. Nalut é um dos assentamentos berberes mais interessantes da montanha Nafousa. Ele está localizado a cerca de 270 km a sudeste de Trípoli, e aproximadamente 2000 pés acima do nível do mar. É o último assentamento Nafousa antes de descer em direção ao oásis no deserto de Ghadames, passando por Sinnawen e Durj. Nalut, estando a apenas 60 km da fronteira com a Tunísia, desempenhou um papel importante no comércio de caravanas antigas. Alguns dos celeiros e castelos berberes mais bem preservados são encontrados em Nalut, que atraem um grande número de turistas em seu caminho para os míticos Ghadames, incluindo o antigo castelo de Nalut.


nalut

A atual cidade de Nalut é cercada por ruínas de antigas aldeias e assentamentos, a maioria dos quais nunca foram escavados antes. Os locais de interesse incluem várias cavernas e castelos, como os de Nalut Old Castle, Tseenan e Teltayeen; várias fontes naturais, como as de Tala e Touneen; e, uma série de ruínas e vilas antigas ao redor da cidade de Nalut. O espetacular celeiro berbere fortificado, que tem quase 400 quartos, foi originalmente usado para armazenar grãos, óleo e outros produtos para guarda (um antigo banco berbere). O celeiro, também conhecido como Ghasro (O Castelo Velho), está situado numa encosta íngreme, rodeado pelos vestígios da antiga aldeia deserta. Foi dito que o castelo foi construído em 1240 DC, enquanto os locais dizem que tem pelo menos 2.000 anos. A pesquisa arqueológica adequada talvez possa resolver a questão.

topo do castelo nalut

 

Rua da cidade velha de Nalut

As ruas da velha Nalut.

 

 

 

جولة داخل قصر نالوت الأثرى
Um passeio pelo castelo de Nalut

 

 

jarra grande de armazenamento

De acordo com alguns arqueólogos, a Líbia é um dos últimos lugares onde muito pouco trabalho foi feito. Houve cinco relatos de dinossauros descobertos na Líbia desde 1960. Um relatório recente veio da área de Nalut, onde restos fósseis de um dinossauro foram descobertos na região de Mardwat , cerca de 1 km a nordeste de Nalut.

 

fóssil de dinossauro de Nalut

Osso fossilizado de dinossauro de Nalut.
Você pode ver mais no prédio do Crescente Vermelho em Nalut:
https://www.temehu.com/Cities_sites/museum-of-nalut.htm

 

 

 

Nalut Spring, Festival Cultural e Turístico

porta do castelo nalut

Porta do castelo antigo
mostrando os símbolos mágicos berberes: a mão, a estrela e a lua.

 

O Nalut Spring Festival, como o nome sugere, foi criado para reviver e promover a cultura, tradições, indústrias e arte berberes locais como parte da herança sagrada da Líbia. Por estar na rota principal de Ghadames, o festival atraiu uma série de visitantes estrangeiros, que se dirigiram aos locais desérticos de Acacus e Ubari. Na verdade, muitos turistas vêm especificamente para visitar este festival, visto que visitam os festivais de Ghat e Ghadames e também o Festival no Deserto: o Festival Tuareg no Mali.

 

homem do festival nalut montando um cavalo

Festival Nalut: um homem vestindo roupas tradicionais da Líbia e cavalgando.

 

A História do Festival Nalut

O primeiro Festival Nalut, realizado em 1976, foi um grande sucesso e contou com a presença de vários ministros do governo líbio. Mas então os eventos tomaram o rumo usual, e o segundo Festival Nalut nunca aconteceu antes de 2005. Após o sucesso do Terceiro Festival em 2006, o Comitê Geral do Povo Líbio para a Cultura endossou o festival como parte do patrimônio cultural da Líbia. O Quarto Festival foi então realizado na primavera de 2007, seguido pelo Quinto em 2008 e o Sexto em 2009 (como mostrado nestas fotos).

 

nalut festival de banda de música tradicional da Líbia

Festival Nalut:
banda de música tradicional da Líbia:
a gaita de foles é chamada de zukra ( zekrah) ou tishekwet (em berbere), e o tambor (eddenget) .

 

 

The Goals of Nalut Festival

  • Apresentando a herança tradicional berbere da montanha Nalut e Nafousa.
  • Incentivar o trabalho voluntário local entre as gerações jovens.
  • Preservando e restaurando os sítios arqueológicos berberes de Nalut.
  • Revivendo a cultura nativa da Líbia e engajando as novas gerações na participação na preservação da cultura berbere.
  • Incentivar e promover o turismo local.
  • Trabalhe para estabelecer um festival internacional para atrair turistas de todo o mundo.
  • Incentivando o renascimento e preservação das indústrias e artesanato tradicionais berberes.
  •  

festival nalut

Festival Nalut.

 

 

As Conquistas do Festival Nalut

  • Devido ao espírito do festival, o povo de Nalut vestiu roupas tradicionais durante o festival; embora as roupas tradicionais líbias ainda sejam populares sem a necessidade de festivais, exceto entre as gerações mais jovens, que recentemente começaram a seguir a moda importada (jeans, camisetas e bonés). O festival também conseguiu estabelecer o trabalho voluntário e a determinação de trabalhar coletivamente para atingir seus objetivos.


  • A restauração do antigo Castelo de Nalut em três etapas, da estrada na cidade velha e de algumas das casas antigas da cidade velha, juntamente com a reparação da antiga via que ligava o Castelo de Nalut à floresta de Tala.


  • O número de turistas aumentou de 750 em 2005 para 3.000 turistas em 2006 e para 7.000 em 2007.


  • Aumento da adesão das indústrias tradicionais, principalmente das mulheres, em decorrência da participação no festival.

 

festival nalut

Festival Nalut.

nalut festival tuareg dance

Festival Nalut: Dança Berber Tuareg.

Casa Nalut construída em pedras

Casas tradicionais de estilo berbere de Nalut.

prensa de óleo tradicional de nalut

Uma tradicional prensa de óleo berbere de Nalut.

 

 

 

em direção a nalut

Nalut: a bela cidade de Nalut é cercada por um vale por três lados, proporcionando uma vista magnífica de seu cume, olhando para as planícies e para a estrada em espiral que leva ao topo da montanha.

Montanhas Nalut acima da cidade de Nalut

Uma vista de Nalut.

formações rochosas de nalut

 

 

 

 

أمازيغي بالعربي نالوت التاريخ الجزء الثاني
Tamazight em árabe: História de Nalut (Parte 2)


fonte: https://www.temehu.com/Cities_sites/Nalut.htm


 

domingo, 28 de julho de 1991

Cais Mauá ou Cais do Porto de Porto Alegre.


Cais do Porto de Porto Alegre.







Pavilhões do Cais do Porto.



Vista da Chaminé do Gasômetro.





Cais do Porto de Porto Alegre.


Entrada para o Embarcadero no Cais do Porto.



Lateral dos Restaurantes fechados.





Embarcadero.



Área com bares, restaurantes, parquinho, banheiros e lojas do Embarcadero.




Vista do Gasômetro.





Área da Praça de alimentação com lanchonetes em containêrs do Embarcadero.



Almoçamos neste Xis.





Cais Mauá ou Cais do Porto.





Vista da Igreja das Dores na saída d o Cais Mauá.

Atualizado em 2021.

Boa pesquisa.