quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Livro: Marx e Engels.


Engels e Marx.


Por que Engels e Marx afirmam que a luta de classes é fruto das relações de produção, em suma, das relações econômicas de determinada época ? O que são as relações de produção?

1.1 A luta de classes é fruto das relações de produção porque para Marx, aqueles que determinam as relações políticas e ideológicas, o certo e o errado, e causam discussões sobre a quem deveria pertencer os meios, pois quem está por cima jamais abrirá mão da sua posição, por isso causam revoluções como por exemplo:

- livres X escravos;
- srs feudais X vassalos;
- nobres X plebeus;
- capitalistas X proletários;
- os que possuem os modos de produção X os que não possuem os modos de produção.

1.2 As relações determinam a época por que as condições materiais sustentam os pensamentos e idéias de uma sociedade, pois também contribuem para mudança na História. As relações na super estrutura de uma sociedade tinham efeito sobre a base e essas modificam a base que evolui a História. Dá para fazer uma relação com o sistema capitalista, onde o modo de produção capitalista torna-se progressivo com o desenvolvimento e a modernização que transforma a base e gera a crise.

1.3 As relações de produção fazem parte do topo a pirâmide, são os detentores dos meios de produção numa sociedade, organizam o trabalho interno e fazem a divisão de tarefas, também chamado de relações de posse.

2) Por que a estrutura econômica constitui o fundamento no real a partir do qual deve ser esclarecido, em última instância, a supra - estrutura, bem como os modos de percepção de cada uma das épocas históricas ? Como se divide a supra - estrutura ?

A superestrutura é formada pela base juntamente com a estrutura. As relações na superestrutura têm efeito sobre a base, de acordo com Marx. A superestrutura da sociedade é o reflexo da base material, ela se condicionam reciprocamente. Marx reconheceu a relação de interação entre elas (superestrutura e base), chamada de materialismo dialético. O modo de pensar, as instituições políticas, as leis, a religião, a moral, as artes, a filosofia e as ciências, todos fazem parte da superestrutura.

A superestrutura se divide em 3 camadas que é vista uma sociedade:

- 1º embaixo de tudo, Marx, diz que são as condições naturais de produção de uma sociedade, compreende-se os recursos naturais, a vegetação, as matérias - primas, as riquezas do solo e etc.

- 2º camada são as forças de produção de uma sociedade, para Marx, são as forças de trabalho do homem e também equipamentos, ferramentas e máquinas que são os meios de produção.

- A 3º camada são os detentores dos meios de produção de uma sociedade e como organizam o trabalho no interior desta. São as relações de posse e da divisão do trabalho também chamadas de relações de produção de uma sociedade.

3) O que é infra - estrutura ?

A infra estrutura é a base da superestrutura, por isso diz que a superestrutura tem efeito sobre a infra estrutura, que são as relações materiais, econômicas e sociais de uma sociedade. a 1ª camada que sustenta as outras, que está abaixo de tudo.

4) O que é modo de produção ?

O modo de produção determina quais as relações políticas e ideológicas que podem ser encontradas numa sociedade, através das condições materiais desta.

5) O que são forças produtivas ?

As forças produtivas fazem parte da 2ª camada de uma sociedade, são as forças de produção, força de trabalho do homem, quem trabalha. Também consideram as máquinas, equipamentos, ferramentas que fazem parte dos meios de produção.

Marx, influenciado pela filosofia de Hegel, considerado um materialista histórico, porque achava que as condições materiais determinavam o nosso pensamento e para a evolução da História. Diferente de Hegel, Marx dizia que também determinava a espiritualidade. As forças econômicas eram as principais responsáveis pelas modificações em todos os outros setores e pelo rumo da História. Os pensamentos e ideias também contribuem para as mudanças na História. As relações na superestrutura de uma sociedade tinham efeito sobre a base. As modificações na base evoluem a História. Em todas as fazes existe luta de classes. Somente uma revolução modifica o estado das coisas.

Para Marx, existia uma relação entre mão e cabeça, como trabalhamos marca a nossa consciência, o conhecimento está relacionado com o trabalho. O trabalho é positivo e pertence ao ser humano. No capitalismo, o trabalhador trabalha para uma pessoa, onde o trabalho não lhe pertence e sim a outrem. Aliena e perde a dignidade. Marx, chama a exploração, o que sobra do valor que gastou com o custo e salário, que é a mais valia, ou o lucro. O capitalista pega para si o excedente, que é a exploração. O modo de produção capitalista é considerado progressivo, onde o excedente aplica-se na modernização da empresa, deixando mais trabalhadores desempregados, agravando problemas sociais e gerando crises.

As pessoas não tem dinheiro para comprar gerando assim a queda no poder aquisitivo de uma sociedade. O proletário se rebela e gera a ditadura do proletariado com uma sociedade sem classes. Transforma-se no comunismo onde os meios de produção pertencem ao povo. Cada um trabalho de acordo com a capacidade e ganha de acordo com a necessidade. Causando o fim da alienação. O marxismo causou grandes transformações como o socialismo - luta pela igualdade social. Que dividiu-se em 2 ramos: a democracia social - ordem social mais justa - lenta revolução. E o leninismo - revolução que combatia as classes. Os dois contra a penúria e a opressão.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AARDER, Jostein. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. 555 p.

LELLO, José e Edgar. Dicionário Prático Ilustrado. Porto: Lello & irmão editores, 1966. 2026 p.


Por: Prof. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário