domingo, 23 de julho de 2017

Arqueólogos descobrem túnel secreto embaixo da Pirâmide da Lua no México



Arqueólogos descobrem túnel secreto embaixo da Pirâmide da Lua, no México



O que a melhor tecnologia de digitalização computadorizada pode fazer nos dias de hoje é incrível – como por exemplo revelar uma passagem escondida sob a Pirâmide da Lua, perto da antiga cidade de Teotihuacan, no México.
O túnel reto situa-se a cerca de 10 metros de profundidade e foi pensado para representar um caminho para o submundo, dando-nos uma nova visão sobre a cultura e os rituais do povo Teotihuacano.
Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México usaram uma técnica de imagem chamada tomografia de resistividade elétrica para encontrar o túnel, que pode mapear estruturas subterrâneas com base em como resistem a uma corrente elétrica.
“A descoberta confirma que os habitantes de Teotihuacan seguiam o mesmo padrão em seus templos de grande escala e que sua função seria imitar o submundo”, disse uma das arqueólogas, Veronica Ortega.
A civilização de Teotihuacan existia entre os séculos I e VIII, a cerca de 40 quilômetros ao norte da Cidade do México, mas há muito que não conhecemos eles e sobre seu desaparecimento repentino.
A Pirâmide da Lua tem 43 metros de altura e não é o único monumento no local: seus vizinhos próximos são a Pirâmide do Sol e o Templo da Serpente emplumada, e os arqueólogos também encontraram túneis semelhantes sob estes edifícios.
O túnel sob a Pirâmide do Sol foi encontrado na década de 1970, mas tinha sido saqueado séculos antes. Os especialistas esperam que este possa ter mais segredos para revelar, se algum dia chegarmos até ele.
Agora, o INAH precisa decidir se deve ou não escavar o sítio. Abrir o túnel pode revelar uma rede maior de passagens, e possivelmente os restos dos governantes da cidade antiga.
Mais traços de enterros e ofertas foram encontrados em torno da Pirâmide da Lua do que nas outras pirâmides, de modo que os pesquisadores pensam que poderia haver muito a explorar no novo túnel. As descobertas encontradas dentro dela podem levar a “uma melhor compreensão do significado da cidade”, diz Ortega.
 nossa fonte: https://climatologiageografica.com/arqueologos-descobrem-tunel-secreto-embaixo-da-piramide-da-lua-no-mexico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário