segunda-feira, 15 de maio de 2017

Livro: Max Weber.


Max Weber.

É o grande teórico da burocracia, ele trata a sociedade como uma organização tipicamente protestante, com ética protestante, com valores protestantes, não é por acaso que ele baseia-se na cultura alemã, onde a burocracia era o princípio da hierarquia, e desta maneira entende-se, que se você cumprir bem a tarefa, você cumpriu a função e aí você é eficiente.

E quanto ao lucro, a parte do valor lucro, Weber baseia-se em Calvino, que resumidamente em sua teoria da predestinação acredita que se fizermos tudo bem feito, vamos encontrar o sucesso.

A busca pelo lucro, nada mais é do que uma busca de poder, que nos regimes materialistas você busca por outros modos, não é por dinheiro. Então, o dinheiro é apenas um instrumento desse processo que no capitalismo torna-se possível. Em todo caso, o lucro não é o fim, porque se fosse o fim único corríamos o risco de desaparecer.

Quando se estuda estatisticamente os países onde existem diversas concepções religiosas, Weber percebe a frequência de um "fenômeno" de caráter eminentemente protestante tanto na propriedade e empresas capitalistas, como das esferas superiores nas classes trabalhadoras. Isso se dá por motivos históricos, que tem suas raízes no passado.

É possível compreender a participação dos protestantes na posse do capital como consequência da melhor posição econômica que tem se mantido ao longo do tempo. Um exemplo na história é a pequena parcela de participação dos católicos na economia capitalista alemã, quando as minorias nacionais lançam-se as atividades industriais.

O que Weber conceitua como "espírito do capitalismo" não se define como um "fenômeno" único, individualizado, mas um conceito analisado sob a ótica da realidade histórica.

Do protestantismo ascético são fundamentadas quatro correntes religiosas: O Calvinismo, adotado nos principais países do ocidente europeu, principalmente no século XVII; O Pietismo, que surge na ortodoxia, incorporou-se no luteranismo por razões dogmáticas; O Metodismo, nasceu na metade do século XVIII, na igreja anglicana, aspirando ser um nova igreja com uma renovação do espírito ascético, e que na América rompeu com a igreja anglicana antiga e o movimento batista, sobretudo na Holanda.

O movimento ascético é o que podemos chamar de "puritanismo", trabalhando para capacitar os homens a levar uma vida consciente e com conduta moral. O ascetismo se propõe a transformar o mundo. O país Estados Unidos da América , uma sociedade foi moldada para o lucro, baseada no sentido ético-religioso de Max Weber.

Sua obra: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", portanto procura relacionar a influência da cultura, principalmente a religião e sua racionalidade, no desenvolvimento do capitalismo.


Por: Prof. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário