terça-feira, 15 de novembro de 2016

Fósseis descobertos no RS chamam atenção pelo estado de conservação.

Paleontologia

Fósseis descobertos no RS chamam atenção pelo estado de conservação

Vestígios de um sauropodomorfo e de um antepassado dos dinos foram encontrados por paleontólogos em São João de Polêsine

Por: Guilherme Justino
10/11/2016 - 17h05min | Atualizada em 10/11/2016 - 21h13min
Fósseis descobertos no RS chamam atenção pelo estado de conservação Omar Freitas/Agencia RBS
Réplica de uma das espécies descobertas no Rio Grande do Sul, o Buriolestes schultzi, um pequeno dinossauro carnívoroFoto: Omar Freitas / Agencia RBS
Dois fósseis descobertos em São João de Polêsine, na região central do Estado, podem ajudar pesquisadores a entender melhor detalhes sobre a origem dos dinossauros. Encontrados em 2009 e apresentados nesta tarde por pesquisadores da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) em Canoas e da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto, os achados paleontológicos de aproximadamente 230 milhões de anos — datando do período Triássico — chamam atenção pelo bom estado de conservação.
Os esqueletos de um dinossauro carnívoro e de um animal menor, de um grupo de répteis bípedes chamado de lagerpetídeos, foram encontrados juntos. O maior dos fósseis, o Buriolestes schultzi, tinha os ossos e dentes praticamente intocados, conforme os cientistas. Já o Ixalerpeton polesinensis teve descobertas partes do crânio, quase toda a coluna vertebral e parte da cauda.
— Um material dessa qualidade raramente é encontrado. Normalmente se encontra uma vértebra, uma falange... raramente é um esqueleto assim, articulado. Podemos dizer que é um dos achados mais bem conservados desse período no mundo — explica o paleontólogo Sergio Furtado Cabreira, da Ulbra.
Segundo Cabreira, a preservação dos esqueletos revela detalhes ósseos importantes para se compreender melhor a anatomia ancestral dos dinossauros. A descoberta reforça a ideia de que os dinossauros surgiram mais ou menos na mesma época em que outros tipos de répteis passaram a habitar a Terra. A pesquisa sugere ainda que o ancestral de todos os dinossauros seria, assim como o Ixalerpeton polesinensis, um animal pequeno e carnívoro. 
— Com esse material é possível dizer que os dinossauros e seus precursores viveram lado a lado, e que a ascensão dos dinossauros foi mais gradual, não uma rápida explosão de diversidade, levando outros animais da época à extinção — informou o paleontólogo Max Langer, da Universidade de São Paulo (USP), um dos coordenadores do estudo.
As descobertas foram publicadas na revista científica Current Biology e apresentadas por alguns dos profissionais envolvidos na Ulbra em Canoas. Os nomes dos fósseis são uma forma de homenagear um paleontólogo gaúcho e a cidade onde foram feitas as descobertas. Buriolestes schultzi é uma referência ao dono do sítio onde o fóssil foi descoberto e ao paleontólogo gaúcho César Leandro Schultz. Já Ixalerpeton polesinensis homenageia São João do Polêsine, município onde também esse fóssil foi encontrado.
fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/11/fosseis-descobertos-no-rs-chamam-atencao-pelo-estado-de-conservacao-8237401.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário