quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Pesquisadores anunciam descoberta do maior dinossauro brasileiro.

Paleontologia

Pesquisadores anunciam descoberta do maior dinossauro brasileiro

Pertencente ao grupo dos titanossauros, nova espécie revelada hoje tinha 25 metros de comprimento

Por: Itamar Melo
05/10/2016 - 13h02min | Atualizada em 05/10/2016 - 22h32min
Pesquisadores anunciam descoberta do maior dinossauro brasileiro divulgação/divulgação
Foto: divulgação / divulgação
Cientistas brasileiros apresentaram nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, o maior dinossauro já descoberto no país. Batizado como Austroposeidon magnificus, ele integrava o grupo dos titanossauros e media 25 metros de comprimento.
Os fosseis que permitiram descrever a nova espécie foram encontrados seis décadas atrás, na região de Presidente Prudente (SP), pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price (1905-1980), e pertenciam ao Museu de Ciências da Terra. A demora na avaliação do material teve relação com a necessidade de criar uma estrutura adequada para o estudo e com a escassez de recursos.
— Apenas quando tivemos que financiar uma pesquisa contínua é que pudemos fazer essa preparação. Também não é um material fácil de manusear — afirmou Alexander Kellner, paleontólogo do Museu Nacional.
Durante décadas, um acervo composto principalmente de vértebras do pescoço e da coluna vertebral (material mais comum quando se trata de dinossauros de grande porte), foi conservado em prateleiras de madeira, com temperatura controlada e a retirada cuidadosa de sedimentos de terra e rocha.
Publicidade
Com base nas características anatômicas, pesquisadores do Museu de Ciências da Terra, do Museu Nacional, da Petrobras e da Universidade Federal de Pernambuco classificaram a nova espécie como parte do grupo dos titanossauros, herbívoros de pescoço e cauda longos, com crânio comparativamente pequeno. Outras oito espécies desse grupo já haviam sido identificadas no Brasil, mas o porte era bem menor. Até o anúncio feito ontem, o mais imponente era o Maxakalisaurus topai, que tinha 13 metros de comprimento — aproximadamente a metade do Austroposeidon magnificus. O novo dinossauro aproxima-se mais das espécies argentinas gigantes, como o Mendozasaurus e o Futalognkosaurus.
Conforme as informações divulgadas pela equipe de pesquisadores, a descoberta do Austroposeidon não apenas contribui com novas informações anatômicas e evolutivas sobre os dinossauros, mas também mostra que espécies gigantes também reinavam no Brasil há milhões de anos. Os titanossauros tiveram bastante êxito durante o Cretáceo (145 milhões a 66 milhões de anos atrás, aproximadamente), principalmente no supercontinente do Gondwana, que reunia América do Sul, África, Índia, Antártica e Austrália.
Parte do material da nova espécie foi analisada com auxílio de um tomógrafo, para estudo da parte interna dos ossos, o que revelou presença de características nunca antes vistas em titanossauros, como anéis de crescimento intercalados com um tecido ósseo mais denso, cujo significado ainda não é bem compreendido.
A partir desta quinta-feira, o material encontrado e uma reconstrução do braço do animal, em tamanho natural, estarão expostos para visitação pública no Museu de Ciências da Terra.
Foto: divulgação / Divulgação

OS GRANDALHÕES DO BRASIL


1 - Maxakalisauros topai

13 metros de comprimento

100 a 65 milhões de anos

Encontrado em Prata (MG)


2 - Uberabatitan ribeiroi
17 metros de comprimento (com3m50cm de altura)
70 a 65 milhões de anos
Encontrado em Uberaba (MG)

3 - Austroposeidon magnificus
25 metros de comprimento
70 milhões de anos
Encontrado em Presidente Prudente (SP)

4 - Aeolosaurus maximus
15 metros de comprimento
93 a 65 milhões de anos
Encontrado no oeste do Estado de São Paulo
OS MAIORES DINOSSAUROS DO RS
1 - Unaysaurus tolentinoi
2,50 metros de comprimento
225 milhões
de anos
Encontrado em São Martinho da Serra.

2 - Staurikosaurus pricei
2,25 metros de comprimento
225 milhões
de anos
Encontrado perto de Santa Maria

3 - Guaibasaurus candelariensis
1,80 metros de comprimento
225 milhões
de anos
Encontrado em Candelária

OS GIGANTES MUNDIAIS.

1 - Supersaurus vivianae
34 a 40 metros de comprimento
35 a 50 toneladas
4 a 6 metros de altura
155 a 150 milhões de anos
Encontrado no Colorado (EUA)

2 - Argentinosaurus huinculensis
30 a 35 metros de comprimento
80 a 100 toneladas
7 metros de altura
97 a 94 milhões de anos
Encontrado na Argentina

3 - Sauroposeidon proteles
18 metros de altura
28 a 34 metros de comprimento
50 a 60 toneladas
112 milhões de anos
Encontrado em Oklahoma (EUA)

fonte: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2016/10/pesquisadores-anunciam-descoberta-do-maior-dinossauro-brasileiro-7678334.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário