sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Livro: História Moderna dos Estados Unidos.


História Moderna dos Estados Unidos.
Arthur S. Link.

Em 1933, os Estados Unidos para manter seus interesses de poder, conservava as relações com a vizinha América Latina. O comércio entre Estados Unidos e América Latina declinava em 29 e ainda mais em 1932. Além disso, a paz no Novo Mundo não estava tão segura, pois com Roosevelt assumindo, ameaçava consequentemente as dimensões internas. 

No restante de América Latina, entravam em conflito o Paraguai e a Bolívia, Colômbia e Peru, e Cuba encaminhava-se também para uma Guerra total. Enquanto isso, os Estados Unidos fazia acordos para manter a ordem. Com a Conferência dos Estados Unidos sentiram–se abalados. E uma das cláusulas obrigava a abstenção de intervenção nos negócios internos. 

Os Estados Unidos dispõe–se a renunciar e queriam um pacto de não–agressão. A Argentina ajudaria os Estados Unidos na estruturação da paz. A tarifa do açúcar de Cuba foi reduzida e os Estados Unidos aumentou seu comércio com Cuba em 100 % durante o ano seguinte. Já no Haiti, Republica Dominicana e Panamá, os Estados Unidos podia intervir por direito de tratado. Cada país mantinha seus relacionamentos e comércio com os Estados Unidos, mas crises atingiam a economia. 

Os cultivadores de beterraba, investidores americanos no açúcar de Cuba, algodoeiros do Sul e produtores de laticínios de todo o país estavam determinados a acabar com a concorrência do açúcar e do óleo de côco filipinos. Os americanos mostravam–se interessados na independência das Filipinas do que os cidadãos do arquipélago.


Por Prof. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário