quarta-feira, 6 de abril de 2016

Livro: Romances da Távola Redonda.


Romances da Távola Redonda - Chretien de Troyes - 

Lancelot - O Cavaleiro da Charrete.

COMUNIDADE SOBERANA - língua francesa, Rei Artur, próximo aos barões, a rainha com suas belas damas corteses, cavaleiros armados, Conde Guinable, Gawain (sobrinho de Artur), escudeiros e donzelas e valetes que serviam sire Gawain.

MUNDO SELVAGEM - Lancelot é o cavaleiro da charrete, a pé e sem lança, o Anão conduz a charrete e some sem mais nem menos, donzela da floresta acompanha Lancelot até a batalha na Vau e depois vai embora com o guardião da Vau, outra donzela oferece leito e o corpo, Meleagant traidor rapta a rainha. Monge muito idoso, vassalo volta da caça e encontra Lancelot.

VIRTUDES - belas, as damas da rainha, cavaleiro de grande estatura, rainha é a mais bela de todas as outras, Meleagant cavaleiro corpulento e alto. Donzela graciosa, bem vestida, Lancelot o mais valente.

DIVERSÃO - no meio do bosque donzelas e cavaleiros brincavam com jogos, jogavam damas, xadrez, triquetaque, moedas e também faziam bailares, farandolas e danças, cantavam e saltitavam e exercitavam-se com lutas.

CIDADES - existem mas o que predomina é a vida no campo. Cidade de Amiens.

CASTIGOS - enforcado, afogado, esfolado, e queimado.

ARMAS - escudos de prata, armadura, perneira de ferro, selas e rédeas douradas, espadão de aço bom e flamejante, lanças com fogo, loriga para proteger o corpo, escudos ao peito, escudos de ouro, flexas, machados, lanças, elmo atado, e espadas.

CHARRETE - cruel, abandonada na floresta, servia para aqueles que cometiam assassinato, traição, duelo de julgamento, ladrões e bandidos. Preso no ato seria levado pela charrete e declarado fora da lei, não seria ouvido em justiça, nem honrado nem festejado. Foi conduzida pelo anão.

ELEMENTOS MÁGICOS - anel dado pela fada que o criou, tem poderes mágicos para ver encantamento, e a fada que deu o anel a Lancelot.

PONTE DA ESPADA - correnteza traiçoeira, rápida e borbulhante, negra e espessa, feia e apavorante, rio do diabo, perigosa, profunda, para atravessar pela espada polida e branca, sobre a água fria, rígida e forte com duas lanças de comprimento, encravada num tronco na margem, pareciam ter leões e leopardos na margem.

RELIGIOSIDADE - donzela, pede para prepararem uma missa. Mosteiro com monge idoso.

HISTÓRIA ORAL - elementos da literatura, cada um interpreta como quer, este texto tem subtexto, é o espaço de texto que pode ser interpretado, gera discussão, permite novos pensamentos, provoca emoções, literatura medieval, autor medieval, recolheu a história oral e transcreveu-a, elementos do amor cortês, mulher casada e cavaleiro solitário se apaixonam, aspecto amor e razão, o amor é que explica, a obra foi escrita numa época em que o encantamento está presente, no mundo da traição o que funciona é a palavra, o vínculo pessoal, a lealdade e o juramento, ameaça oral, e quando se perde o que vale é a escrita, os contratos e as leis, antes era pela palavra o que mostrava a honra.

AUTOR - Chretien de Troyes, dá duas formas de Guinevra, no cavaleiro da charrete ela é amante, dominadora e a cativa que o herói subjugado terá de salvá-la. No romance do Graal, último do autor ela será bela, sensata, bondosa, instrutiva, honrosa e etc.


Por: Prof. Vanessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário