sábado, 7 de abril de 2012

Menino de 9 anos acha fóssil mais antigo de dinossauro do Japão.


O menino Shoki Tanaka descobriu o dente de um dinossauro herbívoro ruminante que viveu há 110 milhões de anos durante escavação com sua escola
Foto: Reprodução


Um garoto japonês de 9 anos descobriu um fóssil de dente de dinossauro do começo do Período Cretáceo, divulgou o Museus da Natureza e Atividades Humanas de Hyogo, no Japão. Segundo o museu, Shoki Tanaka descobriu o dente de um dinossauro herbívoro ruminante que viveu há 110 milhões de anos. O fóssil passa a ser o mais antigo de dinossauro já encontrado no país.

Shoki descobriu o fóssil quando participava de uma escavação para as crianças de sua escola patrocinada pelo governo de Sasayama, região na qual se localiza a cidade de Hyogo.

Haruo Saegusa, pesquisador chefe do museu, disse ao jornal japonês Mainichi Daily News que é o quarto grupo de dinosssauros herbívoros encontrados na região de Hyogo, o que indica a diversidade de dinossauros que habitaram a área. Segundo Saegusa, a descoberta de novos fósseis é esperada.

O dente descoberto mede 5,7 mm de comprimento, 3,7 mm de largura e 2 mm de espessura. As falhas e marcas indicam que ele caiu quando o dinossauro estava vivo.

Dinossauros "blindados", acredita-se, mediam entre 3 m e 6 m e seus fósseis já foram descobertos na China, Mongólia, América do Norte e outras regiões. No Japão, um osso do crânio e outro fóssil de dente desses dinossauros já foram descobertos em 1995. 12 de janeiro de 2011.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4883717-EI238,00-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário