quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Passeio em Teutônia - RS


Chegando pela estrada. Avistamos o Comando Rodoviário de Teutônia.


Entrada da Cidade de Teutônia.

História: Teutônia surgiu em 1858, quando o comerciante Carlos Schilling adquiriu terras devolutas na região. O prefixo “Teuto”, leva à origem germânica. Este nome surge como um nome tribal de Teutões, eles, juntamente com os Cimbrianos, foram aniquilados pelos Romanos. Os primeiros habitantes chegaram em maior número a partir de 1865, sendo imigrantes alemães oriundos da antiga colônia de São Leopoldo.


Em 1868, mais imigrantes vieram da Alemanha, principalmente das regiões de Vestfália, Pomerânia, Saxônia, Boêmia e Silésia. Os alemães adquiriam as terras e se dedicavam à agricultura. Posteriormente, pequenas indústrias foram criadas pelos imigrantes, principalmente calçadistas. Teutônia se municipalizou em 1981, antes fazia parte do município de Estrela. Teutônia adotou o dia 24 de maio como dia do município porque foi nesta data que ocorreu o plebiscito que deu a vitória do "sim" a favor da emancipação.


Centro Administrativo Municipal.

O centro foi construído em 1986. Sedia, além da Prefeitura Municipal, órgãos públicos e de prestadores de serviços. É uma obra municipal inédita, que assinala a história de Teutônia no contexto brasileiro dos municípios, por ser a única nos objetivos propostos, de reunir, num mesmo local,estes órgãos administrativos e de prestação de serviços. A construção com estilo arquitetônico que lembra o enxaimel, perpetuando a gratidão do povo de Teutônia aos seus antepassados.


Poço dos Milagres – Uma moeda e um forno a lenha.


Relógio das Flores, símbolo da pontualidade do povo germânico.


Monumento ao Sapato de Pau.
Usado pelos imigrantes.




Recintos da Administração Municipal.


Centro Administrativo.


Repartições da Administração Pública.


"A cidade que canta e encanta“. 

Uma cidade se constrói pela força e união 

de seu povo. 


Hotel Baviera.


Hotel Baviera.


Hotel Baviera.


Bombeiros.


Teutônia, município brasileiro localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Taquari, emancipado politicamente em 1981.


As rodovias que possibilitam acesso 

ao Município são a RST-453 (Rota do Sol) 

e a BR-386, interligadas pela RS-128 

(Via Láctea), que cruza o Município. 




Localização no Mapa do Rio Grande do Sul.


Bandeira da Cidade de Teutônia. 


Símbolo da Cidade de Teutônia.


Rodovia que corta a Cidade de Teutônia. 


Teutônia faz divisa: Ao norte, com os municípios de Imigrante e Westfália; a oeste com Estrela e Colinas; ao sul com Fazenda Vilanova e Paverama; e a leste com Poço das Antas, Barão, Boa Vista do Sul e Maratá. Distâncias aproximadas em Km.: Estrela:15 - Lajeado: 25 - Caxias do Sul: 90 - Porto Alegre:100 - São Paulo 1.200.

Imagens de arquivo pessoal da autora do blog.

Passeio realizado em 01/02/2018.

Boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário