segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Encontrado o túmulo mais antigo de um governante maia.

RESTOS MORTAIS TÊM PELO MENOS 1.700 ANOS! 

Vídeo relacionado:
Uma descoberta arqueológica recente conseguiu determinar que o túmulo de um governante maia, escavado na cidade de Perú-Waka e conhecido como “Enterro 80”, corresponde aos primeiros anos da dinastia Wak.

Perú-Waka fica no norte da Guatemala, a 40 quilômetros de Tikal, um dos maiores sítios arqueológicos da civilização Wak, no Parque Nacional Laguna del Tigre.

Durante o período clássico, essa cidade real dominou as rotas comerciais mais importantes da região e acredita-se que uma das primeiras dinastias conhecidas, a Wak, tenha se assentado lá durante o segundo século da Era Cristã.

De acordo com os resultados preliminares do estudo, o Enterro 80 abrigaria supostamente os restos do rei Te ‘Chan Ahk, um monarca Wak que governou no século IV. Trata-se do túmulo real mais antigo jamais descoberto nessa região, com, pelo menos, 1.700 anos de história.

Na tumba, também foram encontrados recipientes de cerâmica, enfeites de jade, conchas de Spondylus e um pingente talhado em forma de crocodilo. Além disso, um levantamento topográfico com Laser Scanning 3D permitiu a descoberta de uma rede antiquíssima de passagens que interligavam as pirâmides maias do local.

Fonte: NODAL CULTURA
Imagem: Juan Carlos Pérez/Proyecto Arqueológico Waka/Ministry of Culture and Sports of Guatemala
nossa fonte: https://seuhistory.com/noticias/encontrado-o-tumulo-mais-antigo-de-um-de-um-governante-maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário