quinta-feira, 11 de maio de 2017

Por que Júpiter é considerado o planeta mais perigoso do Sistema Solar?

  • hare on pinte

  • jupiter visto cima 072016 650 392
    No começo do mês de julho, a sonda Juno, enviada pela Nasa, finalmente chegou à órbita de Júpiter, após cinco anos de viagem. A comunidade científica aguarda com ansiedade as informações emitidas pela sonda, que vai atingir uma aproximação recorde do enorme planeta, além de fazer algumas voltar ao redor de seus polos.
    Para “sobreviver” à missão, Juno está equipada com um poderoso escudo de titânio, capaz de reduzir a radiação em torno da nave e funcionar como um “colete à prova de balas”. Afinal, Júpiter é considerado o planeta mais perigoso do nosso Sistema Solar. Você sabe por quê?


    Júpiter: Curiosidades

    #5 - Campo magnético poderoso
    Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!). Tudo que se aproxima muito, é tragado para sempre pela sua atmosfera inóspita.
    #4 - Enxame de elétrons
    Neste campo magnético, elétrons ficam retidos e se movimentando à velocidade da luz. Tudo que se aproxima é bombardeado por estes elétrons, daí a importância do escudo de titânio na sonda Juno.
    #3 - Queria ser sol
    Júpiter é um gigante gasoso. Na verdade, os dois componentes principais do planeta são o hidrogênio e o hélio, algo mais característico de estrelas, como o sol, do que planetas. Uma das tarefas da sonda Juno será saber se abaixo destes gases ainda existe um núcleo sólido e rochoso no planeta.
    #2 - Bola de demolição
    Além de ser o maior planeta do nosso sistema, Júpiter também foi o primeiro a se formar, logo após o Sol. Ele então começou a migrar pelo espaço, absorvendo tudo que passava pelo seu caminho. Apenas depois disso houve “espaço” para os outros planetas se formarem.
    #1 - Missão suicida
    Na verdade, não há como a Juno escapar desta missão. Após cumprir seus trabalhos, a sonda vai acabar mergulhando na atmosfera de Júpiter até ser esmagada pela enorme pressão.
    fonte: http://www.vix.com/pt/bbr/ciencia/5728/por-que-jupiter-e-considerado-o-planeta-mais-perigoso-do-sistema-solar?

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário