quarta-feira, 19 de abril de 2017

Estátua gigante do maior faraó egípcio é encontrada no meio de Cairo.

Estátua gigante do maior faraó egípcio é encontrada no meio de Cairo

Traduzido e adaptado por Matheus Gonçalves.
 De capital de um grande império a centro industrial e turístico, Cairo já viveu de tudo nos últimos milênios. Recentemente, os arqueólogos retiraram uma estátua de 8 metros de um canteiro de obras. Ela é considerada como um retrato de Ramsés II, um dos governantes mais poderosos do mundo antigo.
“Eles me chamaram para anunciar a grande descoberta da estátua de um rei, provavelmente Ramsés II, feito de quartzito”, contou o ministro de antiguidades, Khaled AL-Anani. A descoberta foi feita na periferia de Cairo, no distrito de El Matariya.
Três mil anos atrás, o lugar tinha um nome diferente: Heliópolis, um templo sagrado no qual a religião da civilização egípcia acreditava ser o local onde o deus do Sol e o universo surgiram. O distrito ainda conta com um obelisco de 21 metros, que ainda está em sua posição original.
No entanto, ao longo dos séculos, muitos dos tesouros do templo e suas pedras foram transformados em materiais de construção ou levados para serem exibidos em museus estrangeiros e coleções particulares, tornando novas descobertas cada vez mais raras.
Considerando isto, a descoberta do busto e cabeça de quartzito está atraindo muita atenção. “Encontramos o busto da estátua e a parte inferior da cabeça, e agora que removemos a cabeça encontramos a coroa, a orelha direita e um fragmento do olho direito”, disse al-Anani.
A estátua não foi encontrada com identificação, mas as circunstâncias levam os arqueólogos a acreditar que representa Ramsés II – também conhecido como Ramsés, o Grande –, que governou o Egito por quase 70 anos, entre 1279 a.C e 1213 a.C.
O faraó ganhou sua reputação depois de ampliar as fronteiras do Egito em guerras contra os hititas, que ocupavam maior parte da Turquia e Alto Oriente Médio, além de reconquistar os territórios tomados pelos sírios e líbios no norte do Sudão.
Uma estátua menor também foi encontrada e identificada como de Seti II, neto do faraó.
Outras escavações deverão ser realizadas no local, e a estátua será estudada por arqueólogos antes de ser colocada no novo Grande Museu Egípcio, que deverá ser inaugurado em 2018.
A descoberta pode ajudar a impulsionar o turismo no país, que ainda não se recuperou após a revolução de 2011, que expulsou o então presidente. Já para os moradores de Matariya, a descoberta foi uma oportunidade momentânea para se reconectar com o passado de um templo sagrado escondido.
Veja algumas fotos da descoberta:
fonte: https://climatologiageografica.com/estatua-gigante-maior-farao-egipcio-e-encontrada-no-meio-de-cairo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário