quarta-feira, 26 de abril de 2017

Cientistas preveem que colisão entre estrelas deve iluminar o céu de maneira nunca vista.

Dez cientistas norte-americanos das universidades Calvin College e de Wyoming (ambos nos EUA) previram uma colisão entre duas estrelas, formando um evento astronômico brilhante que poderá ser observado da Terra.
“É uma chance em um milhão para prever uma explosão assim. Isso nunca foi medido antes”, disse Larry Molnar, professor do Calvin College e líder do estudo.


Atualmente, elas estão tão próximas, que chegam a dividir uma mesma atmosfera.
Os cientistas perceberam que a velocidade dos astros na órbita aumentou bastante e, por isso, acreditam que o fenômeno deve acontecer em 2022, sem oferecer riscos ao nosso planeta.
Essa colisão pode gerar a fusão das duas estrelas – evento conhecido como ‘nova luminosa vermelha’.

Nova Luminosa Vermelha: entenda o fenômeno

Imagine se o Sol estivesse na mesma órbita de um astro do mesmo tamanho e proporção na Via Láctea e, de repente, eles encostassem um no outro: seria um efeito parecido.
Durante a ‘nova vermelha’, a estrela que pode colidir, chamada de KIC 9832227, deve aumentar seu brilho em mais de 10 mil vezes, tornando-a uma das estrelas mais brilhantes do céu.


Para as medições dessa estrela, os astrônomos se basearam no fenômeno de ‘nova vermelha’ V1309 Scorpii, que aconteceu de forma inesperada em 2008 após o astrônomo polonês Romuald Tylenda fazer as primeiras previsões.
“Exploramos o uso dessa contagem de tempo distinta para identificar novos casos de ‘nova vermelha’, desenvolvendo as observações necessárias”, escreveram os cientistas.
Até a ‘data limite’ desse fenômeno – ou seja, 2022 – os astrônomos vão acompanhar a movimentação dessas estrelas.
fonte: http://www.vix.com/pt/ciencia/544775/cientistas-preveem-que-colisao-entre-estrelas-deve-iluminar-o-ceu-de-maneira-nunca-vista?utm_term=Autofeed&utm_campaign=Echobox&utm_medium=VixCienciaBR&utm_source=Facebook#link_time=1493159337

Nenhum comentário:

Postar um comentário