terça-feira, 11 de abril de 2017

A Mão dos Mistérios.


Trechos do livro “O Simbolo Perdido” de Dan Brown. 
A mão representa um convite. O convite mais cobiçado da terra. Receber aquele ícone era uma convocação sagrada para se unir a um grupo de elite – aqueles que eram considerados os guardiões do conhecimento secreto de todos os tempos. O convite não só era uma grande honra, como também significava que um mestre o considerava digno de receber aquele conhecimento oculto. A mão que o mestre estende ao iniciado.
Durante séculos a mão dos mistérios representou uma convocação mistica. Basicamente, ela é um convite para receber conhecimentos sagrados, um saber protegido a que apenas uma pequena elite tinha acesso. Um convite formal para se atravessar um portal místico e obter conhecimentos secretos ancestrais, um poderoso saber conhecido como Antigos Mistérios… Ou o saber perdido de todas as épocas.
Tradicionalmente é oferecida por um professor a um aluno. Então, pouco depois, a mão é seguida por uma série de instruções. Explicações de como chegar a um templo, o nome do mestre encarregado do ensinamento, etc.
A primeira vez que o aprendiz vislumbra esta mão, ela está fechada, e ele precisa descobrir uma maneira de abrir os dedos antes que os segredos contidos nela possam ser revelados. Na Alquimia, a mão representa a fórmula de preparação da tintura-mãe. Cada dedo carrega o emblema de um agente divino que, através das combinações corretas, fará com que a Grande Obra seja finalizada…

Significados:

Chave: Representa todos os mistérios e sem a ajuda da chave nós não podemos abrir as inúmeras portas do nosso próprio ser.
Lampião: é o conhecimento em forma de fogo que que está preso em um objeto feito por mãos humanas. É a luz de quem mergulha no mundo do conhecimento e deseja seguir os passos da VERDADE.
Sol: O sol é chamado de luz do mundo, o simbolo da criação no qual podemos aprender o mistério de todas as criaturas, em forma e em número.
Estrela: A estrela é a luz universal que nos revela as realidades cósmicas e celestiais.
Coroa: representa a Luz Absoluta (que não sei nada sobre ela, pois ela é desconhecida e nunca foi revelada para quem não faz parte da maçonaria.) essa luz ultrapassa toas as outras luzes de onde nasce a Luz Eterna de cada pessoa viva.

Algumas pinturas possuem outros simbolos, como um peixe no centro, que representa o Mercúrio e a sabedoria, as águas flamejantes que representam o Enxofre, todos agentes divinos que, através das combinações corretas, fará com que a Grande Obra seja finalizada.

No livro, O Segredo de ensino de todas as idades , foi dito que a “mão de mistérios” teve um papel na fundação do Estados Unidos . O lado simbólico é também chamado de Mão Emblemática de Mistérios “.
As representações artísticas da Mão dos Mistérios podem variar. Imagens tradicionais da mão retratam símbolos como caveiras, estrelas, peixes, chaves, lanternas, símbolos astrológicos e coroas, mas podem variar. Há mesmo algumas fotos que mostram a mão com o olho que tudo vê, como o da nota de dólar, ou o peixe.

Fonte: https://verdademistica.wordpress.com/2013/08/15/a-mao-dos-misterios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário