quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Dinossauros não morreram por causa de colisão de meteoro: conheça o real motivo.

Dinossauros não morreram por causa de colisão de meteoro: conheça o real motivo

epoca dos dinossauros 0117 400x800
O enigma que rondava a extinção dos dinossauros parece estar finalmente resolvido. Ao contrário do que muitos imaginavam, eles não morreram por causa da colisão de um asteroide com a Terra. Um estudo científico sobre a morte dos dinossauros revelou que o que acabou com eles foi o frio e a escuridão que pairou no planeta depois do evento.
A pesquisa do Instituto Potsdam de Pesquisas de Impactos do Clima (PIK), na Alemanha, publicada na revista Geophysical Research Letter, descobriu que muitas mudanças ambientais ocorreram após o impacto do meteoro de 10 quilômetros, há 66 milhões de anos.

O que matou os dinossauros de verdade?

"O grande frio que se seguiu ao impacto do asteroide que formou a cratera de Chicxulub, no México, é um ponto de viragem na história da Terra", diz Julia Brugger do PIK, principal autora do estudo. Foi isso que acabou com os dinossauros.
A Terra ficou cerca de 26°C mais fria e chegou a ficar abaixo de zero por pelo menos três anos. As calotas polares aumentaram, a temperatura caiu de 27°C para 5°C, os oceanos ficaram mais gelados, dificultando a vida marinha, e plantas morreram. Foi preciso cerca de 30 anos para essa situação mudar novamente.
asteroide cometa terra 216 400x800
Isso foi constatado a partir do cruzamento de dados da atmosfera, dos oceanos e das geleiras, que revelou a evaporação de substâncias como enxofre, que viraram ácido sulfúrico, e impediram a entrada de luz e calor solar no planeta por anos.
Pela primeira vez, foi usado um tipo específico de simulação de computador, aplicada com um modelo climático parecido com a atmosfera, com o oceano e com o gelo marinho. Descobriu-se que as águas superficiais esfriaram, tornando-se assim mais densas e, portanto, mais pesadas.
Enquanto essas massas de água mais frias afundavam, a água mais quente das camadas oceânicas mais profundas subiam para a superfície, levando nutrientes que, provavelmente, levaram ao crescimento de algas em excesso.
dinossauro morte gigante 0117 400x800
Como os dinossauros viviam em um clima ameno, com vegetação em abundância, todas essas mudanças dificultaram a sua sobrevivência. Mas foi só com o seu desaparecimento que os mamíferos e posteriormente os humanos puderam surgir.
“É fascinante ver como a evolução é, em parte, motivada por um acidente como o impacto de um asteroide – extinções em massa mostram que a vida na Terra é vulnerável”, concluiu Georg Feulner, um dos pesquisadores do grupo.
Esse estudo “ilustra como o clima é importante para todas as formas de vida em nosso planeta”, explica. E, “ironicamente, hoje, a ameaça mais imediata não é do resfriamento natural, mas do aquecimento global causado pelo homem”, completa Feulner.

Tempo dos dinossauros

fonte: http://www.vix.com/pt/ciencia/541922/dinossauros-nao-morreram-por-causa-de-colisao-de-meteoro-conheca-o-real-motivo?utm_medium=VixCienciaBR&utm_campaign=Echobox&utm_source=Facebook&utm_term=Autofeed#link_time=1485795361

Nenhum comentário:

Postar um comentário