sábado, 13 de agosto de 2016

Arqueólogos tentam preservar obras de arte de 2 mil anos na Turquia.

12 agosto/2016




Obras de arte que outrora decoravam luxuosas residências da elite da Grécia Antiga estão sob atenção de arqueólogos que lutam para preservá-las. Estamos falando de obras de arte que foram produzidas no século II a.C.. Essas peças decoravam ambientes nos quais os convidados eram recebidos, mas também estavam nos quartos dessas residências antigas e refletiam gostos pessoais e traziam referências intelectuais de quem as havia encomendado.

Um dos locais que abrigavam essas obras é a cidade de Zeugma, atualmente na Turquia. O governo turco decidiu colocar na região uma barragem que inundaria todo o sítio arqueológico, o que gerou uma corrida para salvar e resgatar as relíquias. Entre elas, estavam os famosos mosaicos de vidros da época de dominação do Império Romano.
Segundo um dos pesquisadores, os mosaicos coloridos resgatados faziam parte das casas, inclusive retratando figuras mitológicas e deuses, deusas e heróis. Conforme o professor Kutalm Gorkay, da Universidade de Ancara, as obras não eram fruto de imaginação nem poderiam ter sido concebidos a partir de um catálogo. Todas eram obras únicas e, claro, artesanais.
Fonte: http://www.traduzca.com/arqueologos-tentam-preservar-obras-de-arte-de-2-mil-anos-na-turquia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário