terça-feira, 5 de julho de 2016

Livro: Século XX, uma biografia não-autorizada, o século do imperialismo.


Obra: Século XX, uma biografia não-autorizada, o século do imperialismo.

Autor: Emir Sader.

Editora, cidade e ano: Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2000.

Cinco palavras chaves que retratem a obra:

1. Guerras
2. Imperialismo
3. Hegemonia
4. Socialismo
5. Capitalismo

2. Transcrição de 3 ideias relevantes extraídas do livro. Comentário.

1. Antes da 2ª Guerra, os EUA já eram a economia tecnologicamente mais avançada do mundo. O maior exportador de grãos, além de ter a industrialização mais moderna, o abastecimento de matérias primas, o petróleo e tudo que garantia uma auto suficiência em recursos estratégicos que nenhum outro país do mundo teria. A expansão econômica do capitalismo norte-americano, que fizeram dele a principal alavanca de consolidação do imperialismo no mundo.

2. Stalin, único com um projeto e condições de construir o socialismo numa Rússia atrasada. Afastando um a um, consolidou seu poder. Campos de concentração, a sociedade crescia economicamente, saía do atraso para o destaque. Economia voltada ao armamento, urbanizou e a população aumentou. Regime de terror, rígida disciplina, o país avançava sem crises. A Alemanha invadiu, mas logo foi derrubada. A URSS, tornava-se potência militar e seu povo um vínculo com o Estado. Stalin morre, Kruchev assume, ambicioso, logo foi substituído e após um longo período vem a crise final.

3. A Revolução Cubana mostrou nacionalismo, apoio camponês, luta armada, gestas heróicas, radicalismo chocou-se com a dominação norte-americana, rompeu com o capitalismo, único socialista ocidental. O primeiro acontecimento histórico que colocou a A.L. no centro da história mundial. Incentivo a cultura, principalmente no cinema e na literatura, intercâmbio entre artistas e intelectuais. Teve como líder e herói Che Guevara, argentino, médico, dirigente político, ministro da Reforma Agrária, Indústria, Comércio e da Economia, objetivando romper com o capitalismo e construir uma sociedade socialista. Lutou em várias guerras e morreu em 1967, na luta por uma sociedade melhor.

3. Resumo de cada capítulo. (máximo 5 linhas).

1. O século XX é a história do capitalismo, apresenta o movimento de transição da hegemonia inglesa para a norte americana, do capital industrial para o capital financeiro, outros movimentos anticapitalistas e de resistência. Aspectos democratizantes: a escravidão foi banida; os homens são iguais perante a lei; término do colonialismo; início do imperialismo; a alfabetização ampliando parte da humanidade com condições de ler e escrever; avanços nas redes de comunicação (celular, internet, etc.).

2. Fundação do Partido Trabalhista inglês. O iate real britânico afundava. Símbolos do século XX, a Coca - Cola e a Copa Davis. Guerra entre a Inglaterra e os bôeres na África do Sul, pelo controle das minas de ouro. Guerra das potências ocidentais contra os boxers, na China, pelo controle do imenso e rico território. A África foi objetivo da ação colonizadora tornando-se um dos temas centrais da política mundial.

3. Potências imperialistas contra reações à sua dominação, países importantes da periferia capitalista, a África do Sul e a China, continentes que já concentravam a maioria da população mundial. A Inglaterra era a maior potência mundial e promoveu a Guerra do Ópio contra a China, pois seu objetivo na Ásia foi o canal de Suez, pelo acesso estratégico a Índia. O deslocamento da Europa da hegemonia mundial era vigente no processo de constituição do capitalismo como sistema mundial.

4. A Revolução Russa (1917), movimento moderno, provocou transformações. O czarismo foi derrubado por uma greve geral, uma massa, mencheviques (social-democratas) com operários, soldados e camponeses, mas não realizaram nada. Ainda mais que estavam na miséria e dependiam de países que controlavam a economia russa e mundial. Os Bolcheviques (comunistas) de Lenin, lançaram "Paz, pão e terra", primeiramente a repartição das terras da aristocracia pelo campesinato.

5. Crescimento da população e da economia mundial, capitalista e socialista, aumento de inovações tecnológicas, da produção mas também da desigualdade. Riscos a saúde vinculados a pobreza. Pressões sobre o consumo pela propaganda do estilo de vida norte-americano, além do controle "deles" sobre os meios de comunicação. Epidemias, analfabetismos, poluição, fome, miséria e etc. Repartição desigual das riquezas e dos bens em geral no mundo.

6. A América Latina (AL) teve uma quantia de processos revolucionários, a Revolução Mexicana (1910), Boliviana (1952), Cubana (1959), Nicaraguense, de Granada e o governo do Chile (1970-73), além de outros, A Revolução de 30 no Brasil e o peronismo na Argentina. A crise de 29 teve um efeito devastador no continente. A industrialização na América Latina e em outros lugares. Os países latino-americanos viveram um retrocesso econômico e social.

7. A hegemonia absoluta dos EUA se expressa na proporção dos armamentos vendidos. Século em homens mais mataram homens, uma das atividades mais lucrativas e expansão foi a indústria bélica, financiada pelos EUA. Fazer a guerra passou a ser instrumento de afirmação da hegemonia, de força política, ao lado da superioridade militar, se detém o controle dos grandes meio de comunicação.

8. Século do capitalismo, da hegemonia norte-americana, da 1ª e 2ª Guerra, da Guerra Fria, mais mortos e/ou abandonados, epidemias (gripe espanhola), avanços no capo das ciências, rádio, gravação do som, trasmissão de voz, primeiro vôo autônomo, as teorias, o telefone, a fotografia, o cinema, o carro, a lâmpada, o avião, a televisão, o computador, eletro-domésticos, era nuclear, processos políticos, bombas, desintegração da URSS, etc., século de muitas coisas.

9. Conflitos na virada do século XX para o Século XXI, a Guerra da Iugoslávia, duas guerras da Rússia com a Chechênia (terrorismo e fundamentalismo islâmico). Imperialismo coordenado pelo G7, governo mundial apoiado pelo FMI, no Banco Mundial e no Tesouro Americano. Ideologia neoliberal, super monopólio dos EUA nos meios de comunicação, a Nova Ordem, a violência, as drogas, os desequilíbrios ambientais. Acrescento aqui, o ataque aos EUA e a destruição de símbolos de poder hegemônico norte-americano, assim como a morte de muitos civis, vítimas do terrorismo esgotado pelo desequilíbrio.

10. Cronologia:

1905 – Primeira Revolução Russa, massacre do “Domingo sangrento”.
1917 – Revolução Russa, Bolcheviques retiram a Rússia da guerra.
1936 – Guerra Civil Espanhola.
1980 – Guerra Irã – Iraque, duração de 8 anos.
1986 – Catástrofe nuclear em Chernobyl.

4. Mini texto conclusivo. (máximo 15 linhas).

O século que teve muitas marcas, o fim do Colonialismo dando espaço ao nascimento do Imperialismo, depois o Capitalismo, o Comunismo, o Socialismo, muitas guerras, revoluções (Russa, Chinesa, Vietnamita, Cubana e etc...), regimes, partidos, movimentos, ideologias, tecnologias, polêmicas e etc. O século também foi marcado, além de símbolos, por termos ideológicos e econômicos como: o carro. Criação da OTAN, liderado pelos EUA, sistema de defesa de todo o país da Europa, por eventuais agressões externas. A Rússia, isolada no socialismo, foi o primeiro país a derrubar o poder da burguesia e a instaurar um regime socialista, não estava no centro do capitalismo, era metade império e metade colônia. A última das revoluções burguesas e a primeira das proletárias. Na fase imperialista, o capitalismo havia estendido suas relações no mundo para seu objetivo que era um mercado mundial único. Por volta de 1930, o capitalismo retrocedia em suas grandes metrópoles, marcando altos índices de desemprego. Os EUA impulsionaram a recuperação da economia capitalista, recuperou o atraso militar e conseguiu a bomba atômica, além de enviar o primeiro satélite tripulado ao espaço. Não há um destino na história humana, nem capitalista, nem socialista ou qualquer outra direção. Uma parte do povo decidiu romper com o socialismo e retornar ao capitalismo. Há sempre alternativas na história dos homens.

As colônias, territórios conquistados, ocupados por população da metrópole, por ocupação militar e cobiçados por sua localização estratégica, passaram a ter objetivo econômico e político, exploração de matérias primas, atingiu países da periferia capitalista que usavam mão-de-obra escrava e barata.

A Revolução Chinesa (1949) estava em direção ao socialismo, o país mais povoado do planeta com a civilização mais antiga do mundo, se livrava da invasão japonesa, se proclamava socialista e se unia a URSS.


Por Prof. Vanessa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário