quinta-feira, 2 de junho de 2016

Encontrada múmia de uma das mulheres mais importantes do Egito Antigo.


Cairo










0:00
 Imprimir Comunicar erro

  • Divulgação/Ministério de Antiguidade
Arqueólogos espanhóis descobriram a múmia de Sattjeni, uma dama da nobreza que era "a guardiã do sangue dinástico", na cidade egípcia de Assuão, explicou à Agência Efe o chefe da missão, Alejandro Jiménez.
A múmia de Sattjeni, "filha, esposa e mãe de governadores", segundo Jiménez, foi achada dentro de dois sarcófagos de madeira na necrópole de Qubbet el-Hawa, no Vale dos nobres, que é escavada pela equipe espanhola desde 2008.
Divulgação/Ministério de Antiguidades
Detalhe da tumba de Sattjeni
Esta dama da dinastia 12 do Império Médio foi a mãe dos principais governadores de Elefantina, Heqaib III e Amaney-Seneb, que dirigiram a região entre 1810 e 1790 a.C.
O diretor do departamento de Antiguidades egípcio, Mahmoud Afifi, garantiu em comunicado que Sattjeni era além disso filha do emir Sarenput II e "uma das principais personalidades da época".
Para Jiménez, a importância do achado -feito em 5 de março - está em que esta família estava "bem abaixo do faraó" Amenemhat III (1800-1775 a . C.) na hierarquia de Assuão.
A múmia tem o rosto coberto por uma máscara policromada, detalhou o arqueólogo espanhol.
Os sarcófagos, de madeira de cedro do Líbano, estão talhados e apresentam escrituras hieroglíficas que permitiram identificar Sattjeni e datar a tumba.
O caixão interior se encontra em "bom estado de conservação", acrescentou em seu comunicado o responsável de Antiguidades egípcio.
Divulgação/Ministério de Antiguidades
Inscrições hieroglíficas encontradas em tumba da múmia de Sattjeni
Fonte:http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/efe/2016/05/31/encontrada-mumia-de-uma-das-mulheres-mais-importantes-do-egito-antigo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário