quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Tipos de Crucifixos com os Significados.


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

TIPOS DE CRUZES (I)

1. CRUZ LATINA



É a mais comum de todas as cruzes. Ela era um instrumento de condenação à morte nos tempos de Jesus. Ela nos lembra o supremo sacrifício que Jesus ofereceu pelos pecados de todo o mundo. Tradicionalmente ela simboliza a crucificação e, como está vazia, também nos lembra a ressurreição e a esperança da vida eterna.


2. CRUZ LATINA (VARIANTE)




3. CRUZ LATINA COM INSCRIÇÃO


As letras latinas apostas sobre a cruz representam a inscrição que Pilatos ordenou que fosse colocada sobre a cruz de Jesus, que consiste nas iniciais da frase 'Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus'. 


4. CRUZ DE SÃO PEDRO



Segundo a Tradição, o apóstolo Pedro teria sido crucificado de cabeça para baixo, numa cruz como esta. 


5. CRUZ ÍNDIA


6. CRUZ GREGA OU QUADRADA



Um antigo tipo de cruz com braços de igual extensão; dessa cruz e da cruz latina derivam a maioria das cruzes utilizadas em heráldica.


7. CRUZ DE SANTO ANDRÉ



De acordo com a tradição, Santo André sentiu-se indigno de ser crucificado como o seu Senhor. Desta forma, ele suplicou que a sua cruz fosse diferente. Esta cruz é um símbolo da humildade e do sofrimento e foi utilizada pelos romanos para marcar as fronteiras de seu território.

8. CRUZ EM FORMA DE TAU



Chamada Tau por sua aparência com a letra grega de mesmo nome. Tradicionalmente, esta cruz representa o sinal de sangue do cordeiro, usado pelos israelitas sobre as portas na noite de Páscoa, antes da saída do Egito. Ela também representa o bastão que Moisés converteu em serpente no deserto. Chamada também de cruz da profecia, cruz do Antigo Testamento ou cruz de Santo Antônio.


9. CRUZ DA GLÓRIA ETERNA



Alfa e Ômega, primeira e última letras do alfabeto grego, sob os braços da Cruz, recordam que Deus é o princípio e o final de todas as coisas, a glória eterna, e também, que nossa vida terrena tem começo e fim. É chamada também cruz alfa e ômega.

10. CRUZ BIZANTINA



Cruz de bordas estilizadas que era utilizada pela Igreja Ortodoxa Grega. Ela faz parte da época da antiguidade tardia (por volta de 330 d.C). Alguns a chamam de cruz ortodoxa, porque foi usada pela Igreja Ortodoxa e é muito parecida. Também é considerada uma variação da cruz cristã, símbolo do cristianismo, simbolizando equilíbrio, confiança, segurança e harmonia encontrada na fé entre nós, outros seres e Deus. A igreja Ortodoxa utiliza a doutrina cristã e está presente na Europa em países de origem Eslava. A cruz bizantina, ou cruz cristã, representa os quatro pontos cardeais da terra e os quatro elementos essenciais do universo: água, fogo, terra e ar. 


 CRUZ BIZANTINA




11. CRUZ DA TRINDADE


Cruz latina cujas extremidades são arrematados por três círculos interseccionados que representam a Trindade (Deus pai, filho e Espírito Santo). Pertence a Época da Idade Média, em meados de 1215, século XIII. Surgiu após o 4º Concílio de Latrão, convocado pelo Papa Inocêncio III, para convocar a 5ª Cruzada, definir o papel da Eucaristia e definir o dogma que “fora da igreja não há salvação”, obrigando também a confissão anual, novas leis sobre consanguinidade e o casamento. 


 CRUZ DA TRINDADE.




12. CRUZ DE POMOS


Cruz latina (ou quadrada) cujas extremidades são arrematados por pomos (esferas) ou maçãs, fruta que simboliza a fé cristã. Foram usadas sobre os báculos pastorais como símbolo de autoridade e, por isso, é chamada também cruz dos bispos.


13. CRUZ DA PAIXÃO



Também conhecida como Cruz latina cujas extremidades são arrematadas com espadas, simbolizando o sofrimento de Jesus Cristo na sua crucifixão. Pertence a época do Luteranismo, criado na Alemanha por volta de 1517, da Idade Moderna. Parecida também com a cruz gótica. 

 CRUZ DA PAIXÃO.


14. CRUZ RADIANTE OU IRRADIADA




15. CRUZ DE PENITÊNCIA



Cruz latina com o braço horizontal envolvido por um tecido (sudário) de cores diferentes e extremidades assimétricas.

16. CRUZ ALÇADA OU EGÍPCIA


De interpretação variada, esta cruz seria um símbolo da imortalidade e da vida eterna. O laço superior seria o símbolo da divindade governando a humanidade e tudo que é terreno, simbolizado pelo T inferior. O laço, o braço horizontal e o braço vertical inferior são interpretados também como símbolos do sol, do céu e da terra, respectivamente, ou ainda, da razão, da vontade e da ação, respectivamente.

17. CRUZ DE SANTO ANTÔNIO


Variante da anterior, na forma de uma cruz latina e a mesma simbologia da vida eterna (laço superior), comumente adotada pelos cristãos primitivos.


18. CRUZ DA EVANGELIZAÇÃO



Representada por uma cruz latina encimando um círculo preenchido que simboliza o globo terrestre (o mundo).



19. CRUZ TRIUNFANTE


Constitui uma variante do símbolo da evangelização mundial, representando o reinado trinfante de Jesus Cristo sobre o mundo.



20. CRUZ DOS APÓSTOLOS



Representada por uma cruz latina com 12 círculos menores (os doze apóstolos) ladeando um círculo maior (Jesus Cristo) situado na junção dos dois braços da cruz.




21. CRUZ DOS EVANGELISTAS



Representada por uma cruz latina encimando uma plataforma constituída por quatro bases, simbolizando os quatro evangelistas.


22. CRUZ DO CALVÁRIO



Representada por três cruzes latinas (três escalas diferentes da subida do Senhor ao Calvário) apoiadas sobre o símbolo do Gólgota.


23. CRUZ PATRIARCAL



É uma cruz eclesiástica, adotada por cardeais e arcebispos como símbolo de distinção hierárquica. Apresenta como feição particular um segundo braço superior, menor, que representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus.


24. CRUZ DOS ARCANJOS

Representada por uma cruz latina encimando uma plataforma constituída por três bases, simbolizando os três arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael.


25. CRUZ TRIPLA OU PAPAL



É uma cruz encimada por três braços horizontais de diferentes dimensões, simbolizando a divindade, a Igreja e a humanidade, constituindo o emblema do papado.

26. CRUZ ORTODOXA


O braço superior representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus. Os braços intermediário e inferior representam os travessões da crucificação das mãos e para apoio dos pés de Jesus, respectivamente. 



27. CRUZ ORTODOXA ESLAVA


O braço superior representa a inscrição que Pilatos ordenou colocar na cruz de Jesus. O braço inclinado inferior está provavelmente associado à cruz de Santo André (em forma de X), uma vez que foi, por meio deste apóstolo, que o cristianismo foi introduzido nos países eslavos.


28. CRUZ DAS CATACUMBAS


Constituída por duas cruzes latinas, simétricas em relação ao travessão horizontal maior. Representa a cruz de Cristo (superior) se impondo à cruz do mal (invertida e inferior). Nesta simbologia de opostos, representa o bem e o mal, o céu e a terra ou ainda o céu e o inferno.


29. CRUZ NATALINA


Cruz em forma de estrela que simboliza o nascimento de Jesus.



30. CRUZ ESTRELA DO ORIENTE


Variante da cruz natalina, possui também forma de estrela que simboliza o nascimento de Jesus.

31. CRUZ MARIANA

Cruz latina, com braço esquerdo alongado e contendo abaixo do mesmo uma letra M maiúscula, referência à Virgem Maria.



32. CRUZ DA LUTA CONTRA O MAL

Cruz latina apoiada sobre uma base em forma de flecha; o conjunto assume o formato de uma espada, simbolizando a eterna luta do bem contra o mal.


33. CRUZ FORJADA


Cruz latina apoiada em base curva, de uso comum nas catacumbas, como elemento de dissimulação junto aos inimigos da fé cristã.


34. CRUZ EM ÂNCORA




Variante da cruz forjada: o arranjo envolve uma cruz latina apoiada sobre um arco com pontas, com o conjunto assumindo a forma de uma âncora, símbolo da esperança cristã.


35. CRUZ EM ÂNCORA (VARIANTE)





Variante da cruz em âncora dotada de um círculo superior, que é associado à figura do papa São Clemente, que, amarrado a uma âncora, foi arremessado ao mar por ordem do imperador Trajano. Por isso, esta cruz é chamada também de cruz de São Clemente.



36. CRUZ SATÂNICA





Cruz com forma de um ponto de interrogação, como que simulando uma dúvida sobre a natureza divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.


37. CRUZ DE SANTIAGO





Cruz que é a insígnia da Ordem de São Tiago, fundada em 1160, para proteger os peregrinos em romaria ao Santo Sepulcro. A cruz constitui uma reprodução da indumentária dos cavaleiros da Ordem: uma capa branca com uma cruz vermelha em forma de espada, trazendo flores-de-lis na empunhadura e também nos braços.



38. CRUZ DE SANTIAGO (VARIANTES)




         
39. CRUZ CELTA OU IRLANDESA


Antigo símbolo pagão, a cruz celta tornou-se um emblema da Igreja Cristã, após a conversão dos celtas ao Cristianismo.


40. CRUZ IÔNICA.




Variante da cruz celta, introduzida na Irlanda por São Columbano, um monge missionário do século VI que, mais tarde, fundou um mosteiro na Ilha de Iona (Escócia), pelo que passou a ser conhecida como cruz iônica.


41. CRUZ PRESBITERIANA.




Variante da cruz celta, utilizada como símbolo da Igreja Presbiteriana.



42. CRUZ COPTA OU GNÓSTICA




Com a introdução do Cristianismo ao longo do Vale do Nilo, os novos cristãos (chamados coptas) incorporaram um típico elemento pagão dos antigos egípcios (círculo vazio ou com quadrantes, símbolo do deus-sol) como uma nova versão da cruz cristã.


43. CRUZ DA VITÓRIA OU DAS ASTÚRIAS




Estandarte da vitória das forças cristãs contra os muçulmanos na batalha de Covadonga, esta cruz constitui o símbolo do Reino das Astúrias (visigodos cristãos), primeira região da Península Ibérica a se libertar da invasão dos mouros e que se tornou o centro do processo da Reconquista Cristã de toda a região. Trata-se de uma cruz de madeira totalmente encrustada de ouro e pedras preciosas e de bordas torneadas (com arranjos diversos, comportando inúmeras variantes). As letras gregas, alfa e ômega, como pendentes da cruz, fazem referência a Deus, princípio e fim de todas as coisas.


44. CRUZ VISIGODA OU DOS ANJOS




Variante da cruz da vitória utilizada pelo Reino de Oviedo. Os braços da cruz assumem forma trapezoidal, sendo também encrustados de ouro e pedras preciosas. Estas cruzes e suas variantes, quando usadas em procissões e festas religiosas, eram chamadas de votivas.


45. CRUZ HERÁLDICA OU DE SÃO JORGE





Cruz vermelha quadrada cujos braços são circunscritos por um escudo, de formato retangular na parte superior e circular na parte inferior, de uso generalizado na heráldica (símbolos de brasões ou escudos).

46. CRUZ GREGA EM POMOS OU POMIFORME





Variante da cruz grega ou quadrada que apresenta braços com bordas pomiformes (em forma de pomos ou maçãs, símbolo da fé cristã); usadas em báculos como símbolos da autoridade dos bispos.


47. CRUZ TREVOLADA




Variante da cruz grega que apresenta braços com bordas em formas de trevos, símbolo cristão da eternidade e da Trindade Divina. Pertence a época das grandes navegações no início da Idade Moderna na Europa. 


 CRUZ TREVOLADA



48. CRUZ TREVOLADA (VARIANTE).



Variante da cruz anterior; os braços da cruz são representados como linhas e as bordas em forma de trevos preenchidos em preto.

49. CRUZ COM LÍRIOS ESTILIZADOS OU CRUZ FLORENCIANA OU CRUZ FLEURI.




Variante da cruz grega que apresenta braços com bordas em flor-de-lis ou lírios estilizados, símbolo da trindade, da pureza, e da realeza e humanidade de Cristo. Surgiu em meados do século XII na Idade Média, e foi usada no peito pelos Bispos. 


 CRUZ FLORENCIANA OU CRUZ FLEURI


Também chamada de Cruz Florenciana, que é o símbolo da Ordem de Avis, ordem religiosa e militar criada por cavaleiros portugueses e extinta em 1910, quando virou Ordem Homorífica. Essa cruz foi muito usada na arte tumular e representa a fé em Jesus Cristo. Também consideram um pouco semelhante a cruz latina, mas nas extremidades são ornamentadas com formas da flor de lis. Também presente na cruz heráldica e símbolo tradicional em brasões militares.


50. CRUZ DE ALCÂNTARA.



Variante da cruz em lírios estilizados, utilizada como insígnia da chamada Ordem Militar de Alcântara, fundada em 1156 em Salamanca e posteriormente transferida para a cidade de Alcântara, na região de Extremadura (Espanha).

51. CRUZ FILETADA.





Variante da cruz grega cujas extremidades são filetadas por uma pequena incisão central, sendo as bordas das incisões curvadas em direções opostas.


52. CRUZ BIFURCADA.






Variante da cruz filetada (com braços mais delgados), em que as bordas das incisões feitas nas extremidades dos braços são retas e orientadas em direções opostas.

 53. CRUZ ARPONADA.




Variante da cruz grega que apresenta braços com bordas afiadas em forma de arpões.



 54. CRUZ 'ROSA DOS VENTOS'.



Variante da cruz grega que apresenta braços ponteagudos, convencionalmente utilizada como símbolo de orientação geográfica (pontos cardeais), comumente com outros elementos secundários diagonais (pontos colaterais e sub-colaterais). O termo 'rosa dos ventos' refere-se à similaridade da orientação dos pontos cardeais com as pétalas de uma flor.

55. CRUZ TRANSVERSA.



Variante da cruz grega que apresenta quatro remates transversais curtos e delgados, localizados próximos às extremidades dos braços.


56. CRUZ TRANSVERSA (VARIANTE)


Variante da cruz transversa, com remates transversais maiores e mais afastados das extremidades dos braços da cruz.


57. CRUZ QUADRICULADA.


Cruz transversa incluindo outras quatros pequenas cruzes entre os braços principais, simbolizando a divulgação e a expansão dos quatro evangelhos por todo o mundo.


58. CRUZ DE BATALHA.



Variante da cruz anterior em que os remates transversais são duplicados ao longo de cada braço da cruz, simulando a muralha de um castelo, símbolo da Igreja Militante (em luta contínua contra os valores do mundo).

59. CRUZ ESMERILHADA.




Variante da cruz grega que apresenta os braços seccionados por remates diagonais curtos e dispostos periodicamente em cada um dos lados dos braços, simulando a ação contínua e sempre vigilante da Igreja no mundo.

60. CRUZ DA CONQUISTA OU VITÓRIA.




Variante da cruz grega com a inclusão das abreviações dos nomes de Jesus Cristo em grego nos espaços superiores (primeira e últimas letras de Iησος e Χριστός; a barra horizontal superior indica tratar-se de abreviações) e da palavra grega para vitória (nika) nos espaços inferiores dos braços da cruz.

61. CRUZ POTENÇADA.



Distingue-se da cruz transversa por não incluir simplesmente remates transversais, mas por ser uma cruz de natureza composta, formada pela justaposição pela base de quatro cruzes em forma de Tau (símbolo 8). Esta simbologia representa comumente os quatro cantos do mundo (pontos cardeais), domínio correspondente à expansão e à difusão do catolicismo e, por isso, muito utilizada nas cruzadas.

62. CRUZ DAS CRUZADAS (VARIANTE).



Cruz potençada incluindo quatro pequenas cruzes gregas ou quadradas (símbolo 6) nos espaços internos, simbolizando a difusão dos quatro evangelhos pelo mundo; outra interpretação associa as 5 cruzes (as quatro internas e a cruz potençada) às cinco chagas de Jesus Cristo no calvário. Diferentes cores simbolizam diferentes nações envolvidas nas cruzadas.

63. CRUZ DAS CRUZADAS (VARIANTE)



Variante da cruz anterior em que as quatro cruzes internas também são cruzes potençadas e não quadradas. 


64. CRUZ VERMELHA.



Cruz quadrada espessa e preenchida em vermelho, adotada como símbolo pela Cruz Vermelha Internacional, sociedade destinada à assistência humanitária às pessoas afetadas por guerras, conflitos ou desastres naturais.


65. CRUZ RECORTADA.



Cruz quadrada espessa com cantos arredondados por recortes na forma de pequenos setores circulares. 


66. CRUZ ENQUADRADA.



Cruz quadrada espessa sobre cujo centro é projetado (enquadrado) um quadrado preenchido e com lados ligeiramente maiores que os braços da cruz, formando pequenos 'degraus' nos cantos internos. 


67. CRUZ VAZADA.



Cruz quadrada espessa cujo centro é vazado, sendo conformada, assim, por quatro quadrados iguais e justapostos pelos vértices.


68. CRUZ DIVERGENTE (PATÉ).



Cruz estilizada, em que os braços são encurvados (símbolo do martírio do calvário) na forma de lentes divergentes, ou seja, mais delgados no centro e mais espessos nas bordas (extremidades na forma de patas); utilizada comumente como sinal de distinção de diferentes ordens de cavaleiros, como os templários por exemplo.


69. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE).



Variante da cruz anterior em que as extremidades dos braços são niveladas (extremidades na forma de bases de taças) e não mais côncavas como no caso anterior.


70. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE).



Variante da cruz divergente na qual o efeito do encurvamento central é muito minimizado.


71. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE).



Variante da cruz divergente na qual o efeito do encurvamento central é linearizado, formando extremidades triangulares.


72. CRUZ DIVERGENTE (VARIANTE).



Modelo extremado da variante anterior em que a cruz se assemelha à interconexão de duas ampulhetas.


73. CRUZ DIVERGENTE CIRCULAR.



Variante da cruz divergente tradicional, em que as extremidades dos braços são convexas (resultando em uma aparência de uma cruz circular) e não mais côncavas.


74. CRUZ DIVERGENTE (OUTRAS VARIANTES).



Outras variantes em que as extremidades dos braços da cruz são recortadas, filetadas ou estilizadas de formas diversas.


75. CRUZ EMPLUMADA.



Cruz formada por braços na forma de plumas que convergem para um disco circular central.


76. CRUZ OCTOGONAL.



Cruz de geometria complexa, em que os quatro braços são terminados por arestas bilineares (segmentos duplos), conformando um arranjo octogonal (extremidades com oito arestas).


77. CRUZ DE 10 POMOS.


Semelhante a Cruz latina (ou quadrada) cujas extremidades são arrematados por pomos (esferas) ou maçãs, fruta que simboliza a fé cristã. Foram usadas sobre os báculos pastorais como símbolo de autoridade e, por isso, é chamada também cruz dos bispos. Pertencente a época Contemporânea de hoje.


78. CRUZ DE MALTA.


A Amalfi, também é conhecida a cruz de malta, símbolo associado à Ordem dos Cavaleiros de Malta, ou Cavaleiros Hospitalários. Ligada também à ilha de Malta. Também é utilizado pelo Clube de Regatas Vasco da Gama. Tem oito pontas que possuem o formato de 4 V’s, sendo eles se unem no vértice. Suas pontas se propagam de forma simétrica. O desenho da Cruz de Malta é baseado nas cruzes que foram utilizadas na Primeira Cruzada. Atualmente, ela é utilizada como símbolo de uma república italiana do século XI chamada Amalfi. No século XV da Idade Média para a Moderna, quando surgiu, ela ainda não era denominada Cruz de Malta. Essas 8 pontas serviam para representar as oito terras de origem ou também uma divisão da Ordem dos Cavaleiros Hospitalários, que era:
1.    Auvergne
2.    Provence
3.    França
4.    Aragão
5.    Castela e Portugal
6.    Itália
7.    Baviere (Alemanha)
8.    Inglaterra (com Escócia e Irlanda)

Mais do que isso, os 8 pontos também simbolizam as oito aspirações ou obrigações de um cavaleiro, que são:
1.    Viver na verdade
2.    Ter fé
3.    Arrepender-se dos pecados
4.    Dar prova de humildade
5.    Amar a justiça
6.    Ser misericordioso
7.    Ser sincero e incondicional
8.    Suportar a perseguição.

Já a Ordem de São João e a Venerável Ordem de São João, ensinam que os 8 pontos simbolizam 8 bem-aventuranças:
1.    Observador
2.    Delicado
3.    Engenhoso
4.    Destreza
5.    Clareza
6.    Discriminação
7.    Perseverante
8.    Simpático.

No entanto, vale lembrar que a Cruz de Malta segue sendo o símbolo da Ordem de São João e suas ordens aliadas, bem como da Soberana Militar de Malta. Já na Austrália, o símbolo representa o estado de Queensland. Quando os cavaleiros estavam em Malta, por volta do século XVI, o desenho que hoje é conhecido como Cruz de Malta se tornou um símbolo associado à ilha. Já os primeiros registros da Cruz de Malta aparecem em moedas de cobre do Grão-Mestre Jean Parisot de la Vallette. Essas moedas são datadas de 1567. O símbolo ainda foi estampado em 2 mil moedas da velha moeda de Malta. No entanto, agora, ele está presente na parte posterior das moedas de 2 euros que foram lançadas em 2008. 
As cruzes similares são a cruz de São Lázaro e também na bandeira de Futuna e Wallis. Uma cruz bem parecida também é utilizada pelos Veteranos de Guerras Estrangeiras. Outra variação somente tem 3 braços, símbolo de funil da Linha Atlantic Hamburgo. Seus sucessores, a linha Atlantic alemão e Hanseatic Tours também usam. As ordens de São Jorge e São Miguel, na Grã-Bretanha, usam uma variação da cruz de malta, mas estas possuem 7 pontas, conhecidas como asterisco Maltese. Também existem outros símbolos similares, como a cruz de ferro e a crus George. Atualmente, a finalidade da cruz de malta é:

Na aviação: usada em contraste com um ícone que parece um relâmpago, ajuda na correção da aproximação final em instrumentos não precisos. 
Na Austrália, ela é usada no brasão, emblema da bandeira do estado de Queensland. Usada também pelo serviço de ambulância e a polícia local. 
Na Áustria, é usada em condecorações. 
Na Bélgica, faz parte de 2 ordens do país. 
Na República Checa, é usada no brasão de armas e de algumas cidades e vilarejos. 
Na França, é usada como símbolo dos protestantes, também um clube de futebol e em alguns brasões de comunas. 
Na Alemanha, usada em ambulâncias, emblemas e brasões de cidades. 
Na Índia, símbolo de 2 marcas de rifles. 
Na Itália, usada no brasão da marinha. 
Em Malta, é o símbolo nacional, está na bandeira, em moedas de euro e maltesas e na Air Malta, companhia aérea. 
Na Holanda, é usada nas 3 maiores ordens reais de mérito; em brasões, símbolos de empresas, símbolo militar. 
Em Portugal, chamam de cruz de Portugal, ou cruz da ordem de Cristo, símbolo da ordem dos cavaleiros de Cristo, usada nas naus, nas velas e navios da marinha. 
Também é usada em países da: Noruega, Filipinas, Polônia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e até nos Estados Unidos. 
Na tatuagem simboliza a bravura, fé, compromisso e a coragem. 
Ela já foi associada com a cruz de ferro dos nazistas, mas isso é um erro, porque ela não tem relação com o nazismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário