sábado, 19 de novembro de 2011

Noruega: tumba viking é reaberta para novos testes.


Arqueólogos reabriram sarcófago e retiraram caixões de alumínio. Foto Reuters.

Arquéologos reabriram hoje tumba viking em colina de Oseberg, Noruega, para exumar os vestígios de 2 corpos encontrados no local, que poderiam ser de uma rainha e princesa viking, enterradas há 1.173 anos.


Os vestígios foram recolocados no sarcófago em 1948 em uma moderna caixa de alumínio na esperança de que técnicas futuras poderiam revelar os segredos dos integrantes vikings.

Neste local, em 1904, foi descoberto um dos maiores tesouros arqueólogicos, o navio viking Oseberg, que está em exposição no Museu do Navio Viking, em Oslo. Acredita-se que uma das mulheres enterradas teria por volta de 60 anos e a outra, 30. Os corpos foram exumados na primeira abertura da tumba.

Testes de DNA que serão feitos agora devem definir exatamente a idade e dar novas informações. Ao abrirem o sarcófago, os cientistas descobriram surpresos que estava cheio de água. Os caixões de alumínio onde estão os vestígios foram feitos para evitar entrada de água e os arqueólogos esperam que eles não tenham sido afetados.

Os caixões foram transportados para o Museu do Barco Viking, parte do Museu Cultural História, e serão abertos sob condições controladas na terça-feira. Cerca de 300 pessoas, incluindo estudantes, assistiram à abertura do sarcófago. 10 de setembro de 2007.
Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1895441-EI295,00-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário