quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Descoberto manuscrito de Leonardo da Vinci em biblioteca de Nantes.


O jornal francês Presse Ocean identificou um manuscrito sobre o vôo dos pássaros como obra nunca divulgada de Leonardo da Vinci na biblioteca de Nantes, e especialista do gênio italiano confirmou a informação nesta terça.

O estudioso Carlo Pedretti explicou ao jornal que "se trata de notas sobre o ar e o vento, relacionadas ao estudo sobre o vôo dos pássaros" e que foi escrito em torno de 1504, mesma época que da Vinci começou a pintar a Monalisa.

O texto faz parte do acervo da biblioteca Demy de Nantes desde o final do século XIX, mas só na semana passada que foi vinculado a Leonardo da Vinci. A descoberta ocorreu graças à pista fornecida por um jornalista do Presse Ocean que acabava de fazer uma viagem a Milão e leu uma biografia do artista do Renascimento.

A diretora da biblioteca, Agnès Marcetteau, que trabalhava no local há mais de 20 anos declarou que até então nenhum estudioso tinha perguntado sobre o documento. O manuscrito foi descoberto dentro da coleção Labouchère, composta por pelo menos 3 mil peças. 07 de dezembro de 2010.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4831157-EI238,00-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário