quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Inglaterra: homem acha tesouro romano de R$ 8,9 mi em campo.


Caçador de tesouros usou um detector de metais para achar tesouro com 52,5 mil moedas. Foto: Divulgação.


De acordo com a agência, as autoridades locais irão iniciar um inquérito para determinar se o achado está sujeito à Lei do Tesouro, o que seria apenas um passo formal antes de determinar o preço por uma instituição interessada em comprar a descoberta. Foto: AP.


Centenas de moedas tinham o rosto de Marcus Aurelius Carausius. Foto: AP.


Primeiramente, ele encontrou uma pequena moeda de bronze. Ele continuou a cavar e retirou mais 20, quando encontrou o enorme jarro e decidiu buscar ajuda especializada. Foto: AP.


O conselho do condado de Somerset anunciou que Dave Crisp utilizou um detector de metais e descobriu o tesouro em abril em um campo no sudoeste da Inglaterra. Foto: AP.


Marcus Aurelius Carausius dominou a Grã-Bretanha e o norte da França no século III e se auto-proclamou imperador. Foto: AP.


Segundo especialistas, o tesouro é avaliado em 3,3 milhões de libras (cerca de R$ 8,9 milhões). Foto: AP.


"Esse achado nos presenteia com uma oportunidade de colocar Marcus Aurelius Carausius no mapa. Estudantes de todo o país aprendem sobre a Britânia Romana pode décadas, mas nunca aprendem sobre Carausius, nosso imperador Britânico perdido", diz o pesquisador Roger Bland, do British Museum. Foto: AP.


Crisp ajuda os arqueólogos a catalogar as moedas. Tesouro romano pode ter sido o maior já encontrado no Reino Unido. Foto: AP. 08 de julho de 2010.


Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4551776-EI8147,00-.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário