sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Arqueólogos encontram pegadas milenares em mosaico romano em Israel.


Pegada humana de 1.700 anos foi encontrada abaixo de um mosaico, em Israel. Foto: EFE

Arqueólogos israelenses encontraram pegadas humanas de 1.700 anos na cidade de Lod, região central de Israel, ao desenterrar um mosaico romano para transportá-lo aos laboratórios de conservação.


Local de onde foi retirado o mosaico, na cidade de Lod, revelando as pegadas humanas de 1.700 anos.

As incomuns pegadas de um pé e de sandálias típicas da época são provavelmente dos artistas que fizeram o mosaico e apareceram na camada de massa inferior sobre a que se colavam os fragmentos, informou hoje em comunicado a Autoridade de Antiguidades de Israel (AAI).


Mosaico romano cobria as marcas das pegadas. Foto: EFE.

"É excitante. É a primeira vez que encontro uma prova humana como esta sob um mosaico", afirma na nota Jacques Neguer, diretor do Departamento de Conservação da AAI.

O mosaico, um dos mais belos e grandes achados em Israel, tem 180 metros quadrados e foi descoberto em Lod, ao sudeste de Tel Aviv, em 1996, mas só agora pôde ser desenterrado, pois não existiam fundos para os trabalhos de conservação e reconstrução.


Coloridos tapetes, plantas e animais de distintas espécies enfeitam a composição, que aparentemente foi feita para a casa de rico cidadão romano. 14 de outubro de 2009.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4040429-EI238,00-.html#tphotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário