quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Grécia: descoberta arqueológica reúne Zeus e Hera.


Foto: AFP.

Uma equipe de arqueólogos descobriu perto do Monte Olimpo uma escultura de Hera, deusa grega do matrimônio, alguns anos depois de uma estátua de Zeus ser encontrada no mesmo lugar.

A estátua, sem cabeça e com forma humana, é do século II a. C. e foi descoberta em um muro de defesa, em Dion, um santuário religioso situado no norte do país, muito importante durante a civilização macedônia.

"É possível que o conjunto incluísse a estátua de Atenas", afirmou o arqueólogo Dimitris Pantermalis, na apresentação oficial da descoberta nesta sexta-feira, na cidade de Salônica.

A estátua de Hera, segundo os especialistas, tem as mesmas dimensões e o mesmo estilo que uma escultura de Zeus encontrada no mesmo lugar em 2003. A mitologia grega conta diversas histórias entre Zeus e Hera.

Dion, situada nas ladeiras do Monte Olimpo, berço das divinidades gregas, foi uma antiga cidade fortificada e um centro religioso muito importante durante a civilização macedônica, entre o período grego e o romano.

Escavações anteriores permitiram descobrir dois teatros, um estádio e várias partes relacionadas com uma grande variedade de deuses, como as divindades egípcias Sarapis, Ísis e Anubis, cuja influência no mundo grego aumentou durante a conquista de Alexandre, o Grande. 02 de março de 2007.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1448394-EI295,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário