segunda-feira, 23 de junho de 2025

Guerra Israel x Irã em 2025.

 


A Guerra teve o início marcado em 13 de junho de 2025, mas os antecedentes ocorreram bem antes dessa data. 

ANTECEDENTES:

As animosidades entre os países iniciaram numa luta política entre as lideranças de Israel e o Irã com vários antecedentes como: a destruição de aliados do Hezbollah no Líbano; forças iranianas operando na Síria em apoio ao governo de Bashar al-Assad, mais o acordo nuclear. Todos esses agravantes ameaçam a segurança de Israel desde 16/02/1985. 

O Irã aumentou o apoio a Síria e ao Hezbollah. Israel tentou parar o apoio com o envio de armas ao Hezbollah. 

Ocorreu a Guerra do Líbano em 2006. 

Ocorreu o conflito Gaza - Israel em julho de 2006. Israel tentou travar o desenvolvimento do programa nuclear iraniano.

A GUERRA CIVIL DA SÍRIA.

A Guerra Civil da Síria em 2011, levou a vários incidentes de troca de fogo nas fronteiras que antes eram pacíficas. Em 2014, Israel aumenta a segurança militar nas fronteiras, temendo uma invasão. Em várias ocasiões da Guerra Civil Síria, Israel foi suspeito de apoiar ataques contra o Hezbollah e alvos iranianos nos territórios da Síria e do Líbano. Em 2015, o Hezbollah ataca forças israelitas. Em março de 2017, a Síria lançou mísseis antiáereos em direção a territórios controlados pelos israelitas. Em fevereiro de 2018, aviões israelitas foram abatidos pela defesa aérea da Síria. Israel afirma um ataque de drone iraniano ter violado o espaço aéreo israelita. Israel é conhecido como inimigo ideológico do Irã. A Faixa de Gaza, dominada pelo Hamas, tem sido tratada como satélite do Irã. 
   
GUERRA DE GAZA: ISRAEL - HAMAS (2023).

O Hamas, da Faixa de Gaza, coordenou uma série de atentados nas áreas fronteiriças de Israel, num sábado de feriado judaico, marcando o início de uma nova guerra. Quase 50 anos após o início da Guerra do Yom Kippur de 6/10/1973. Israel chamou de Sábado Negro. De Gaza foram disparados 4.300 foguetes e grupos invadiram o território atacando um festiva de música e bases militares. Civis, crianças e soldados israelenses foram levados como reféns para a Faixa de Gaza. 44 nações do mundo denunciaram o ato como terrorista. Países árabes e muçulmanos, como o Qatar, Arábia Saudita, Kuwait, Síria, Irã e Iraque, culparam Israel pelo ataque.

ATAQUES ENTRE ISRAEL - IRÃ (2024).

Em 1 de abril, Israel bombardeou o prédio consular iraniano na Síria. Em 13/4/2024, o Irã lançou ataques com mísseis e drones contra Israel. Foi o primeiro ataque direto iraniano contra os israelenses. Em 19 de abril de 2024, os israelenses atacaram o Irã e a Síria, com mísseis e pequenos drones.

A FORMAÇÃO DOS LADOS. 

Os Estados Unidos, o reino Unido, a França e a Jordânia, interceptaram drones iranianos para defender Israel. 

A Síria abateu interceptadores israelenses. Iranianos da Síria também atacaram Israel. O Iêmen declarou apoio ao Irã.

AUMENTO DA TENSÃO.   

A tensão aumenta com os assassinatos: do líder político do Hamas Ismail Haniyeh, em 31/07/2024, no Irã; e do comandante do Hezbollah, no Líbano. O Irã e o Hezbollah prometeram retaliação e em 1º de outubro, o Irã lançou mísseis contra Israel.

 ATAQUES ENTRE ISRAEL - IRà(2025).

Israel atacou um dia depois do prazo final, dado pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o intuito de promover um acordo, que impedisse o Irã, de construir bombas nucleares.

Em 13 de junho de 2025, Israel lançou ataques contra o Irã, com o objetivo de impedir a expansão do programa de desenvolvimento nuclear iraniano. A operação chamada de Operação Leão Ascendente comandada pelas Forças de Defesa de Israel, atacaram importantes instalações militares, nucleares e residenciais no Irã. O Irã iniciou a retaliação chamando de Operação Promessa Verdadeira III, lançando mísseis balísticos e drones contra instalações militares, de inteligência e áreas residenciais israelenses. Israel matou lideres militares, cientistas, civis e um grupo de ativistas do Irã. Também danificaram instalações de urânio. O Irã respondeu com ataques por meio de mísseis e drones, matando somente civis. 

Em 21/06, os Estados Unidos entra na Guerra atacando o Irã, bombardeando 3 instalações nucleares.

Em 23/06, o Iêmen entra na guerra ao lado do Irã. O Irã promete resposta após ataques dos Estados Unidos. O Irã ataca bases americanas no Catar e no Iraque.

Em atualização....

Por: Profª. Vanessa Candia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário