quarta-feira, 25 de maio de 2011

Arlequim, Pierrôt e Colombina.

São personagens de um estilo teatral conhecido como Commedia dell’Arte, nascido na Itália do século XVI para entreter o povo no Carnaval. Por isso o carnaval de máscaras de Veneza. A história critica a sociedade da época. Representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. Apresentadas nas ruas e praças, as histórias ironizavam a vida e os costumes dos poderosos. Entre os personagens havia um intelectual pomposo (o Doutor) e um oficial covarde, mas metido a valentão (o Capitão), além do casal Isabella e Orácio (filhos de patrões) e outros serviçais.

Pierrôt e Colombina cresceram juntos, eram muito amigos. Foram trabalhar juntos para o rico comerciante avarento, Pantaleão. Pierrôt se tornou padeiro, fazia pães e doces para alegrar a vida dos habitantes de sua cidade e o coração de sua amada. Ele não tinha coragem de se declarar, pois era muito tímido, costumava escrever longas cartas de amor, mas não tinha coragem de enviá-las. Um belo dia de verão, aparece na cidade um alegre trovador chamado Arlequim, rapaz esperto, ágil e malandro, que encanta a todos com suas histórias e canções. Colombina é seduzida e se apaixona por ele, e o segue deixando sua cidade e seu amigo Pierrôt chorando, triste e deprimido. Chega o inverno, e com ele dificuldades para a sobrevivência, Arlequim e Colombina sofrem muito. Em uma noite de inverno, ao contemplar a lua, a moça relembra seu amigo Pierrôt e encontra uma carta de amor e despedida. Emocionada, foge para retornar para sua pequena cidade e rever Pierrôt. Os dois reencontram e se casam. Pierrôt volta a sorrir. Arlequim, com saudades da Colombina também retorna, para permanecer perto de sua amada, fica amigo de Pierrôt. Assim os três amigos vivem felizes para sempre em meio aos pães e doces.
FIM.
Sobre os personagens:
Colombina= jovem apaixonada que irá descobrir seu verdadeiro amor.
Pierrôt= é o amor puro e verdadeiro que sabe esperar o retorno de sua amada. O amor sofre em silêncio, porém vence.
Arlequim= é a paixão que chega repentinamente e arrasa corações. A paixão é passageira e perde seu encanto quando os problemas de relacionamento chegam.

Fonte(s): TOURNIER, Michel. Pierrot ou les secrets de la nuit. In: Sept contes. ed. Gallimar: França. 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário